Quem passa com freqüência pela praça Santos Andrade, na região central da capital paranaense, vai se interessar pelo romance "A Praça do Diabo Divino", de Guido Viaro. A praça é o cenário para jornada de um homem solitário, atento observador do cotidiano das pessoas à sua volta, que busca identificar um padrão de repetição nas ações humanas para prever acontecimentos futuros, tema central da obra. O escritor curitibano lança o livro nesta quarta-feira (21), no bar Ao Distinto Cavalheiro.
Este é o quarto livro de Viaro e o terceiro disponibilizado para download gratuito no endereço www.guidoviaro.com.br. A opção de disponibilizar a obra gratuitamente, atende o objetivo do autor que é permitir o acesso aos livros e estimular a leitura de suas obras. "É um processo de divulgação lento e que começa a dar resultados agora, pois recebo mensagens de leitores de várias cidades do Brasil, que leram a obra e chegam a citar trechos em seus sites no orkut", comentou. Além de estar na internet o autor também doou o livro para 600 bibliotecas do Brasil.
Obra
Sobre o romance, Viaro (que herdou o nome do avó famoso, o pintor Guido Viaro), diz que "é uma espécie de busca pelo esqueleto invisível da existência. Usamos muito pouco de nossa capacidade de enxergar os fenômenos do mundo. Estamos sempre em busca de uma visão linear, hierarquizada, condicionada e cartesiana das coisas. Sem saber, reproduzimos um padrão mental. Se um dia a humanidade conseguir ampliar a sua própria consciência mental atingiríamos um estágio no qual o comportamento seria baseado numa grande ética humana, respeitando a pluralidade de outras visões e consciências", explica o autor.
A primeira parte do livro é conduzida em terceira pessoa por um narrador literário clássico e neutro, que aos poucos questiona sua própria função, abandona a neutralidade de observador do universo ficcional e cede sua voz para outros personagens. Daí em diante a obra mescla reflexões, sonhos e impressões de diversos personagens que estão vagando pela Praça Santos Andrade.
Serviço: Lançamento do livro "A Praça do Diabo", de Guido Viaro. Quarta-feira (21) a partir das 19 horas. Bar Ao Distinto Cavalheiro (Rua Saldanha Marinho, 894) Tel.: 3019-4771.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura