O clássico "Matadouro 5" deve voltar ao cinema com uma equipe de peso por trás. A nova adaptação da obra de Kurt Vonnegut será dirigida por Guillermo del Toro, que está tentando convencer Charlie Kaufman a escrever o roteiro. Em entrevista ao jornal britânico Daily Telegraph, Del Toro revelou que já conversou sobre o assunto com o autor de "Brilho eterno de uma mente sem lembranças" (2004) e "Quero ser John Malkovich" (1999).
"Conversei com Charlie (Kaufman) por cerca de uma hora e meia e pensamos numa maneira perfeita de adaptar o livro", disse o diretor. "O estúdio vai fazer quando esse for meu próximo filme, mas como posso assumir o compromisso de ser meu próximo filme se não tiver um roteiro? Charlie Kaufman é um escritor muito caro!"
Del Toro estreia nesta semana, nos EUA, o blockbuster "Círculo de fogo", no qual robôs gigantes enfrentam terríveis monstros marinhos. O filme chega ao Brasil em 9 de agosto. Ele está trabalhando ainda numa adaptação para a TV de seu romance de vampiros "Noturno", escrito em parceria com Chuck Hogan, e até o fim do ano deve começar a filmar "Crimson Peak", estrelado por Benedict Cumberbatch.
Ele ainda está buscando financiamento para a animação stop-motion "Pinóquio" e considera a hipótese de uma nova versão de "Frankenstein" - além da possibilidade de um terceiro "Hellboy". Um novo "Matadouro 5", portanto, teria que furar uma longa fila de proridades.
O livro já ganhou uma adaptação para o cinema em 1972, dirigida por George Roy Hill ("Butch Cassidy" e "Golpe de Mestre"). A história se passa na cidade de Dresden, bombardeada pelos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial, e acompanha um prisioneiro americano detido em um matadouro.