• Carregando...
Ranaldi contracena com atores anões: metáfora palpável. | Divulgação
Ranaldi contracena com atores anões: metáfora palpável.| Foto: Divulgação

Uma das peças mais intrigantes do século 19 ganhou releitura com Helena Ranaldi no papel principal, em cartaz em São Paulo. A atriz vive Nora, de Casa de Bonecas, espetáculo que, por muito tempo, foi um emblema do feminismo.

No texto do norueguês Henrik Ibsen, Nora comanda sua casa como se fosse uma menina travessa, com uma babá para cuidar dos filhos o tempo todo. Come caramelos escondida do marido, que teme por sua saúde dentária, e resolve todos os conflitos com ele na base dos joguetes e dancinhas.

A versão nova-iorquina do grupo Mabou Mines.Divulgação

Ao longo da trama, porém, vem à tona uma fraude cometida ingenuamente por ela no passado. O processo de encarar a gravidade do que fez e suas consequências a obriga a amadurecer e tirar uma a uma as máscaras com que tem vivido desde a infância. O relacionamento com o marido é o mais impactado, já que ela passa da falsidade dos jogos para alguém que decide seu futuro. O final impactante por muito tempo chocou a Europa.

A versão brasileira A Fantástica Casa de Bonecas, em cartaz em São Paulo, é inspirada no grupo nova-iorquino Mabou Mines. Em 2007, eles colocaram Nora entre anões para representá-la rastejando, numa metáfora visual bastante bem resolvida. Helena Ranaldi contracena com Fernando Vigui, Lara Córdula, Giovanni Venturini, Verônica Ned, Lili Colonnese e Lívia Ziotti.

No final, Helena Ranaldi tira a roupa, num novo final impactante. O cenário em que ela se move é literalmente uma casa de bonecas, com portas pequenas que a obrigam a manter-se rente ao chão.

EM SÃO PAULO

A Fantástica Casa de Bonecas

Teatro das Artes SP (Av. Rebouças, 3.970 - Shopping Eldorado, bairro Pinheiros, São Paulo), (11) 3034-0075. 6ª às 21h30, sáb. às 21h e dom. às 19h. R$80 e R$40 (meia). Até 31 de maio. Classificação indicativa: 16 anos.

A tradução é de Dib Carneiro Neto e a direção, de Clarisse Abujamra. A expectativa é que o espetáculo circule pela Região Sul, mas ainda não há confirmação da vinda a Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]