Ranaldi contracena com atores anões: metáfora palpável.| Foto: Divulgação

Uma das peças mais intrigantes do século 19 ganhou releitura com Helena Ranaldi no papel principal, em cartaz em São Paulo. A atriz vive Nora, de Casa de Bonecas, espetáculo que, por muito tempo, foi um emblema do feminismo.

CARREGANDO :)

No texto do norueguês Henrik Ibsen, Nora comanda sua casa como se fosse uma menina travessa, com uma babá para cuidar dos filhos o tempo todo. Come caramelos escondida do marido, que teme por sua saúde dentária, e resolve todos os conflitos com ele na base dos joguetes e dancinhas.

Publicidade
A versão nova-iorquina do grupo Mabou Mines. 

Ao longo da trama, porém, vem à tona uma fraude cometida ingenuamente por ela no passado. O processo de encarar a gravidade do que fez e suas consequências a obriga a amadurecer e tirar uma a uma as máscaras com que tem vivido desde a infância. O relacionamento com o marido é o mais impactado, já que ela passa da falsidade dos jogos para alguém que decide seu futuro. O final impactante por muito tempo chocou a Europa.

A versão brasileira A Fantástica Casa de Bonecas, em cartaz em São Paulo, é inspirada no grupo nova-iorquino Mabou Mines. Em 2007, eles colocaram Nora entre anões para representá-la rastejando, numa metáfora visual bastante bem resolvida. Helena Ranaldi contracena com Fernando Vigui, Lara Córdula, Giovanni Venturini, Verônica Ned, Lili Colonnese e Lívia Ziotti.

No final, Helena Ranaldi tira a roupa, num novo final impactante. O cenário em que ela se move é literalmente uma casa de bonecas, com portas pequenas que a obrigam a manter-se rente ao chão.

EM SÃO PAULO

A Fantástica Casa de Bonecas

Teatro das Artes SP (Av. Rebouças, 3.970 - Shopping Eldorado, bairro Pinheiros, São Paulo), (11) 3034-0075. 6ª às 21h30, sáb. às 21h e dom. às 19h. R$80 e R$40 (meia). Até 31 de maio. Classificação indicativa: 16 anos.

Publicidade

A tradução é de Dib Carneiro Neto e a direção, de Clarisse Abujamra. A expectativa é que o espetáculo circule pela Região Sul, mas ainda não há confirmação da vinda a Curitiba.