Fred Friendly (1916 1998), personagem vivido por George Clooney em Boa Noite, e Boa Sorte, apesar de coadjuvante na trama, foi um dos maiores nomes do jornalismo norte-americano. Nascido no estado de Nova Iorque, adotou o sobrenome da mãe, Friendly, por julgá-lo menos obviamente judaico do que Wachenheimer, com medo que sua origem pudesse atrapalhá-lo na profissão numa sociedade ainda contaminada pelo anti-semitismo.
Depois de trabalhar em rádios da região do nordeste americano, o jornalista uniu-se, na década de 40, a Edward Murrow, para a realização de uma série de documentários em disco, intitulados I Can Hear It Now (Posso Ouvir Agora, em português). Quando Murrow fez a transição para o jornalismo televisivo, convidou Friendly para ser seu produtor. Essa parceria culminou com o programa semanal See It Now, cujo ápice foi justamente o confronto com o senador Joseph McCarthy, deflagrado em 1954 e retratado no filme.
Na CBS, onde permaneceu mesmo depois da extinção de See It Now, ele criou programas históricos como CBS Reports e Face the Nation, no ar até hoje.
Como presidente da divisão de jornalismo da CBS, em meados da década de 60, Friendly foi um ferrenho opositor da crescente tendência de espetacularização do noticiário, com o objetivo de incrementar os lucros e a audiência da emissora, considerando-a uma ameaça à autonomia e à integridade de sua atividade profissional.
Friendly, defensor de uma cobertura aprofundada e crítica da Guerra do Vietnã, demitiu-se em 1966, quando a emissora decidiu exibir o seriado I Love Lucy no lugar da transmissão ao vivo das audiências públicas no Senado sobre o envolvimento dos Estados Unidos no conflito no sudeste da Ásia.
Em seus anos pós-CBS, Friendly dedicou-se a escrever livros, à discussão dos direitos da imprensa e foi professor na prestigiada Universidade de Columbia, em Nova Iorque.
Notas
6 indicações ao Oscar foram recebidas anteontem por Boa Noite, e Boa Sorte: melhor filme, direção, ator (David Straithairn), roteiro original, fotografia e direção de arte.
George Clooney concorre ao Oscar pela direção e roteiro de Boa Noite, e Boa Sorte. Também disputa a categoria de ator coadjuvante, pelo thriller político Syriana.