A união do rock-n-roll com os quadrinhos é antiga e continua dando bons frutos, como pode ser conferido em "Red Rocket 7 A Saga do Rock", livro do ilustrador americano Mike Allred que foi lançado este mês pela editora Devir. Publicada originalmente em sete volumes nos EUA, entre 1997 e 1998, a obra apresenta uma intrincada e instigante trama, envolvendo diversos e diferentes temas como música, ficção científica e até questões biblícas e filosóficas.
"Red Rocket 7" é o personagem central, um dos seis clones de um alienígena que caiu na Terra no início dos anos 50, fugindo de um conflito interplanetário. Ao chegar ao nosso planeta, o ser conhecido como Original é dado como morto pelo robô que controla sua nave. Para manter seu legado, a máquina cria seis cópias dele (numeradas de 2 a 7), cada uma com habilidades específicas.
O número 7 tem como principal característica o talento musical, envolvendo-se, de maneira decisiva, no gênero que mudaria a música do século 20. É ele quem ensina os primeiros passos de dança a Elvis Presley; conhece os Beatles ainda em Hamburgo, em 1960, antes do sucesso, tornando-se amigo inseparável do quarteto de Liverpool, assim como dos Rolling Stones; vira integrante da turma de David Bowie e acompanha o surgimento do glam rock nos anos 70.
Descobrir essas e outras diversas citações à história do rock é uma das principais curtições de se acompanhar a saga criada por Allred. No lugar dos personagens históricos selecionados pelos Fab Four, o ilustrador apresenta diversos ícones do rock, como os próprios Beatles, Elvis, Stones e Bowie, além de Chuck Berry, Roy Orbison, The Who, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Ramones, Kiss, U2, R.E.M., Smashing Pumpkins, entre tantos outros.
Allred é um quadrinista respeitado nos EUA pela criação de "Madman", uma divertida série sobre um super-herói medroso, que vive malucas aventuras acompanhado de parceiros e vilões esquisitos. O artista também lidera uma banda de rock chamada "The Gear" (que já gravou um CD com músicas baseadas na série "Red Rocket 7") e já fez um filme chamado "Astroesque", baseado nos primeiros quadrinhos que criou. O cineasta Robert Rodriguez ("Sin City") é um dos fãs do trabalho do ilustrador, tanto que assina o prefácio de "Red Rocket 7", além de pretender levar às telas a engraçada saga de "Madman".
Serviço: Red Rocket 7 A Saga do Rock (Devir, 216 págs., R$ 60,00).
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião