O historiador Luiz Bernardo Pericás lança hoje, a partir das 19 horas na Livraria Cultura do Shopping Curitiba, seu novo romance Cansaço A Longa Estação, publicado pela editora Boitempo.
O livro, apresentado pelo escritor Antonio Abujamra, que compara a literatura de Pericás a de Ortega y Gasset pela originalidade, é a terceira obra ficcional de Pericás, e aborda com uma escrita refinada e poética um triângulo amoroso no sertão entre os séculos 19 e 20, em duas narrativas paralelas que se mesclam no decorrer da história.
Repleto de neologismos e palavras há muito tempo em desuso, a inspiração para a linguagem de Cansaço A Longa Estação veio durante outro trabalho do escritor. "Esse livro foi escrito na época em que eu estava escrevendo sobre os cangaceiros [o livro Os Cangaceiros: Ensaio de Interpretação Histórica]. Tive acesso a uma bibliografia privilegiada, com títulos antigos já fora de catálogo, que me permitiu ter um conhecimento de determinada linguagem sertaneja. A partir disso, procurei fazer um diálogo crítico com essa literatura", explica. Termos como "manquitó", "confragoso" e "trabuzana" são explicados em um glossário anexo ao romance.
Luiz Bernardo Pericás bate um papo com os leitores e autografa Cansaço A Longa Estação até as 21 horas. A Livraria Cultura do Shopping Curitiba fica na Rua Brigadeiro Franco, 2300, e a entrada é franca.
ServiçoCansaço A Longa Estação, de Luiz Bernardo Pericás. Boitempo, 96 págs., R$ 26.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião