Estúdios de cinema de Hollywood ganharam um processo na China relativo à divulgação de trechos de filmes na Internet, informou a Motion Picture Association nesta sexta-feira.
Uma unidade da Sohu.com Inc., que controla um dos portais mais populares da China, perdeu um processo sobre violação de direitos autorais, depois de publicar arquivos digitais de filmes para download.
Um tribunal de Pequim determinou que a Beijing Sohu Internet Information Service Co. Ltd. pague danos e custos no valor de 139 mil dólares, acrescentou o grupo.
Um porta-voz da Sohu.com em Pequim, procurado por telefone, negou saber sobre o litígio, e autoridades do tribunal de Pequim não estavam disponíveis para comentar. Mas jornais oficiais da China também informaram sobre a determinação do tribunal.
Entre os filmes envolvidos no processo estavam "O Senhor dos Anéis", "Madrugada dos Mortos" e "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban".
O grupo estima que grandes estúdios globais como a Twentieth Century Fox -uma unidade da News Corp. - e a Warner Bros. Pictures, da Time Warner Inc., tenham perdido cerca de 2,3 bilhões de dólares com pirataria na Internet em 2005.