Programe-se
Elis por Eles
Teatro Positivo Grande Auditório (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), (41) 3317-3283.
Dia 2 de agosto, às 21 horas. R$ 85 e R$ 45 (meia-entrada).
Ao telefone, um diálogo entre Pedro Mariano e Lenine fazia os dois lados da linha tremer. De cá, o filho de Elis Regina remexia no legado da mãe para convidar o cantor pernambucano a participar de um show. De lá, Lenine ouvia suas palavras sentindo o peso de cada sílaba. Juntos, tentavam chegar à melhor canção a ser interpretada pelo nordestino em uma noite em homenagem a Elis. "Cara, você é um dos poucos que eu conheço que conseguem viajar de verdade, entrar na história que a música conta. Que tal 'Atrás da Porta'?", dizia Pedro, já de caso pensado. Mas, claro, havia também "O Bêbado e a Equilibrista", "Fotografia", "Arrastão". "Rapaz, só tem pedreira!", espantava-se Lenine. Ao final, ficou "Atrás da Porta".
O projeto que vai fazer só homens mergulharem nas canções de Elis, maquinado por Pedro desde 2009, já está com data, hora, local e elenco fechados. Batizado Elis por Eles, o show de noite única chega a Curitiba no dia 2 de agosto, às 21 horas, no Teatro Positivo. As agendas dos artistas não permitiram uma segunda noite. A apresentação será lançada em CD e DVD em novembro. A lista de 14 músicas, cada uma sendo defendida por um artista que não necessariamente conviveu com a cantora, aposta sobretudo nas músicas de maior sucesso de Elis. Invertendo a lógica das homenagens desta natureza, Pedro evitou, com exceção do caso de Lenine, escolher as músicas. No momento de chamar os artistas, perguntou o que gostariam de interpretar e pediu ao músico Otavio de Morais que fizesse os arranjos parecidos com os originais. A ideia é valorizar os intérpretes sem partir para malabarismos criativos que desfigurem as versões originais.
Dos nomes com alguma vivência ao lado de Elis, só Jair Rodrigues, que com ela apresentou o programa O Fino da Bossa, de 1965 a 1967, na TV Record, e Cauby Peixoto, que gravou "Bolero de Satã" em dueto com a cantora no disco Essa Mulher, de 1979. Agora, Jair aparecerá cantando o mini pot-pourri "Arrastão/Menino das Laranjas" e Cauby estará presente em vídeo com "Dois pra Lá, Dois pra Cá", gravada em um estúdio de São Paulo especialmente para o projeto. Por limitações físicas, o cantor não poderá vir a Curitiba.
Seu Jorge vai encarar a pedreira de "Cai Dentro", um samba de divisão e métrica em alta velocidade de Baden Powell e Paulo Cesar Pinheiro. Rogério Flausino, do grupo Jota Quest, escolheu "Vivendo e Aprendendo a Jogar", de Guilherme Arantes.
Ao chamar Chitãozinho e Xororó, Pedro tinha certeza de que escolheriam "Romaria" ou "Casa no Campo". Nenhuma das duas. A mulher que abriu a porteira para a adormecida música sertaneja com a gravação de "Romaria", de Renato Teixeira, em 1977, será representada pela dupla sertaneja que vai cantar "Como Nossos Pais", de Belchior.
O lado mais B de Elis foi escolhido por Emílio Santiago, "Moda de Sangue", de Jerônimo Jardim e Ivaldo Roque. Os outros convidados serão Roupa Nova ("Casa no Campo"), Jorge Vercillo ("O Mestre Sala dos Mares"), Diogo Nogueira ("Amor até o Fim"), Filipe Catto ("Tatuagem") e Moska ("Nada Será como Antes"), além do próprio Pedro Mariano, que fará o encerramento com "O Bêbado e a Equilibrista".
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião