Gentil, amigo, olhos esbugalhados, braços curtos e tão verde quanto às folhas que devora, Horácio é o dinossauro mais querido das histórias em quadrinhos do Brasil. Agora, o pequeno personagem da Turma da Mônica vai ganhar um grande espaço nas telas de cinema. A Maurício de Sousa Produções e a Digital 21 já estão desenhando os primeiros traços em 3D da animação.
O processo levará dois anos e o filme poderá chegar às telas em 2010. No roteiro, estará a saga de Horácio em busca de sua mãe. O longa começará com o nascimento do filhote de Tiranossauro rex de um ovo abandonado, assim como todo dinossauro. Mas como Horácio não se conforma com a predestinação, ele sai em busca da mãe.
Segundo Maurício de Sousa, o pequeno Tiranossauro vai percorrer o mundo passando por diversas aventuras.
- Ele vai encontrar mães postiças, de bom grado e mau grado, pai postiço ciumento... É uma história bem humana, carregada de humor também - contou o criador do desenho ao GLOBO ONLINE, logo depois de participar de um debate na FIICAV - Feira Internacional da Industria do Cinema e Audiovisual, realizada em São Paulo no último fim de semana.
Horácio não estará sozinho na aventura da telona. O dinossauro terá companhia de vários amigos pré-históricos, como Tecodonte, Antão, Pterodáctilo Alfredo e, claro, sua amada Lucinda.
O personagem apareceu pela primeira vez nas tiras de jornal do personagem Piteco, publicadas no Diário de São Paulo. Depois ganhou espaço próprio em páginas dominicais do suplemento infantil da Folha de São Paulo, em 1963.
A idéia do filme surgiu quando Maurício de Sousa começou a focar a produção no mercado internacional. Segundo ele, Mônica tem mais apelo no Brasil, mas Horácio "é um dos personagens mais universais".
- Ao mesmo tempo ele é feito para todas as idades. Quando lancei no Japão foi um sucesso maior que a Mônica. Nos EUA, eles começarama preparar o terreno para Horácio ter um longa.
O filme de Horácio não é o único projeto audiovisual de Maurício de Sousa. O desenhista está querendo levar a Turma da Mônica para a romântica história de Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Além disso, uma série de curtas para TV estão sendo produzidos com Mônica e companhia. Ainda não há data definida de lançamento, nem o canal que irá transmitir os desenhos.