São Paulo - O Último Exorcismo (veja trailer, fotos e horários das sessões) é mais um na série de filmes de terror modernos que usam o artifício do "falso documentário para causar sustos. Desde A Bruxa de Blair (1999), passando pelos recentes Atividade Paranormal e [Rec] 2, o cinema de horror parece ter se transformado num reality show no qual o importante, mais que contar uma história, é fazê-la parecer real.
Entre tantos semelhantes, até que O Último Exorcismo, de Daniel Stamm, se destaca. Apesar de não ter nada de novo, é um eficiente thriller de horror. A diferença do filme em relação à concorrência é sua assustadora representação do fundamentalismo religioso do interior americano.
A trama é claramente inspirada no documentário cult Marjoe, de 1972, sobre a história real de um pastor charlatão que concorda em mostrar para uma equipe de filmagem seus truques para enganar pessoas e tomar dinheiro dos fiéis.
O Último Exorcismo é um sucesso. Custou menos de US$ 2 milhões e já faturou mais de US$ 40 milhões só nos EUA. Uma coisa é certa: o título é mentiroso. Com filmes de horror faturando assim, ninguém acredita que este será, de fato, o "último".
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia