Quem gosta de comédia, vai se lambuzar nesta edição da mostra Fringe. Entre as boas companhias especializadas em fazer rir, vale citar os humoristas do grupo curitibano Antropofocus. Além de estrear a peça Porcus na Mostra Oficial, eles levam aos palcos do Fringe os espetáculos Amores & Sacanagens Urbanas, Astrocômicos o Show, Estereotipaciones e Pequenas Caquinhas.
Duas comédias fogem dos palcos. Vá ao salão Flor D Lis para assistir Entre Lágrimas e Cutículas e talvez você seja sorteado para ser atendido durante a apresentação por manicures profissionais convidadas. A peça de Jorge Sada, encenada pelo Núcleo Profissional de Teatro Cena Hum, é um retrato das conversas típicas de um salão de beleza, com ênfase na fofoca.
Já a montagem Adônis, da Serafim Cia. Teatral, se passa na academia de ginástica Área Fitness. Ao chegar, o espectador não consegue distinguir os atores dos freqüentadores do local, que estará em atividade normal. A proposta é refletir sobre a obstinação pelo belo.
Como já se tornou tradição, não poderia faltar uma lista de peças que talvez nem sejam engraçadas, mas cujas títulos e sinopses fazem rir ao passar os olhos pelo Guia de Programação do Festival de Teatro. A sinopse do espetáculo-solo Guilhotina, por exemplo, é impagável: "Acontece em uma sala de aula. Em meio a teorias: o corpo grita, a cabeça agoniza. Professor e alunos, terrorismo e xamanismo. A sociedade moderna e o vaso sanitário. Coração. O racionalismo triunfou sobre nós? Onde estão as respostas? A verdade trepa com a mentira".
Já o Teatro Saltimbancos programou um pacote completo com títulos inspirados em livros de auto-ajuda: As Mentiras Que os Homens Contam, As Mentiras Que os Homens Que Tem Namoradas, Noivos e Casados Contam, O Que As Mulheres Pensam Sobre Sexo, O Que Os Homens Falam Quando as Mulheres Vão Acompanhadas ao Banheiro e Por que Os Homens Transam e as Mulheres Fazem Amor?, entre outras.
Mas, isso é só o começo. "Entre na sua Ferrari (sim, acredite, você tem uma) e Vá Assistir As Confidências da Gorda e o Rato. Esse é o convite que os participantes da Cia. Gorda de Teatro fazem ao público. Na sinopse, eles também prometem a melhor comédia "que você viu na vida" sobre uma gorda branquela que gosta de soul music e de sanduíches. Tome umas cervejas antes de enfrentar a aventura. E, se agüentar, emende com a peça As Fervidas, sobre duas velhinhas que vão parar em uma boate gay. (AV)
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais