Com seu chapéu de caubói, botas de couro de cobra, jaqueta surrada de couro e gravata bolo tie metálica, o bluesman de Chicago Tail Dragger acende o fumo no cachimbo e bebe uma cerveja numa lanchonete coreana no centro de Curitiba.Um dente incisivo de ouro faz brilhar o sorriso largo entre a barba grisalha.
Ícone do blues de Chicago desde a década de 1960, espécie de discípulo e herdeiro da maneira de cantar de Howlin’ Wolf, Tail Dragger está em Curitiba para uma série de shows que começaram na última quarta-feira e terminam neste sábado, às 21h, com um show no Hotel Camboa, em Paranaguá.
“Os fãs vão poder ver o verdadeiro Blues. Por que eu sou o blues”, afirma.
Nascido no estado do Arkansas em 1940, Tail Dragger se tornou cantor profissional nos anos 1960 influenciado por Howlin’ Wolf. “Foi ele que me ensinou e chamou a atenção das pessoas sobre mim”, diz. Foi o lendário cantor que lhe deu também o apelido que logo virou seu nome de guerra: Tail Dragger ( ou “arrastador de rabo”, expressão em inglês para quem se atrasa com frequência).
“Eu não tinha horário. Ele dizia que eu estava sempre arrastando meu rabo e então me deu este nome”, explica.
Tail Dragger e Jelly Roll Boys
Abertura: Banda Trom
Hotel Camboa
Ingressos a R$ 60
Informações e reservas no telefone:34205200 e no e-mail: reservas@hotelcamboa.com.br
Tail Dragger também conviveu com os principais nomes da primeira geração de blueseiros como Willie Dixon e John Lee Hooker. Em sua biografia há, ainda, uma estadia na prisão de cerca de um ano e meio, em razão de um de um tiro que deu em um antigo parceiro e que acabou morrendo. Dragger terminou de cumprir a pena em 1993 e alega, desde então, legitima defesa.
No palco, Tail Dragger será acompanhado da banda Jelly Roll Boys, liderada pelo baterista argentino Adrian Flores. O músico tem feito a ponte entre Chicago e o litoral do Paraná. No ano passado, ele intercedeu para trazer o pianista Henry Gray para um show no Hotel Camboa.
“Será um show de blues do velho estilo. Ele não usa set list. Ele vira pra banda, diz o que quer tocar, dá o tom e a gente vai atrás. Não tem nada programado, nem hora para acabar”. O programa Porão da Gazeta do Povo entrevistou Tail Dragger.
O Hotel Camboa preparou pacotes especiais com hospedagem e ingressos.
Informações e reservas no telefone:34205200 e no e-mail: reservas@hotelcamboa.com.br
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”