Mais do que princípios do balé e da dança moderna, os que forem ao Teatro da Caixa, entre hoje (18) e domingo (21), terão a oportunidade de testemunhar a combinação desses dois elementos a conhecimentos de áreas que, em princípio, parecem não combinar muito com o universo dos palcos: física, química e biologia.
Essa é a proposta da Lúmini Cia. de Dança, grupo carioca, liderado pelo físico e bailarino Sérgio Machado. Bacharel em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Machado procurou na dança uma tentativa de se socializar, diante das diversas horas que passava isolado, trabalhando em sua pesquisa, no laboratório de Cristalografia da instituição.
Machado, que já havia cursado balé moderno e teoria musical, decidiu então aplicar propriedades semelhantes às que utilizava em íons e moléculas a novas coregrafias.
O resultado da mistura é Matéria, peça mais antiga do repertório da companhia que, há 14 anos, vem sendo apresentada por todo o Brasil e exterior.
"Utilizei conceitos da física, da química e da biologia na tentativa de solucionar questões que apareciam durante os estudos de movimentos. Há um momento, por exemplo, em que eu tinha de contracenar com uma bailarina de 1m53, sendo que eu tenho 2 metros de altura. Para balancear a diferença e impedir que a combinação ficasse esteticamente ridícula sob o ponto de vista dos espectadores, utilizamos uma pigmentação específica nas nossas roupas, que faz com que nossos corpos pareçam um só, como se nos fundíssemos", explica Machado, em entrevista à Gazeta do Povo.
Além dos materiais empregados na confecção dos figurinos, condições de iluminação variadas e princípios da propagação do som também estão presentes em Matéria, espetáculo definido pelo coreógrafo como uma "combinação de magia e ilusão de ótica". "Os bailarinos se transformam em formas geométricas e animais, num universo ultra-violeta", descreve.
A idéia da mixagem de conhecimento de áreas gerou a necessidade de um condicionamento diferenciado para os integrantes da companhia. Por isso, além do balé, práticas corporais como a ginástica olímpica e a acrobacia foram introduzidas na rotina de ensaios para oferecer aos bailarinos experiências motoras em diversos eixos e planos de movimento.
Serviço
Espetáculo Matéria, com a Lúmini Cia. de Dança (RJ). Teatro da Caixa (R. Cons. Laurindo, 280). De hoje (18) a sábado (20), às 21 horas e domingo (21), às 19 horas. Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (estudantes, idosos e clientes da Caixa Econômica Federal). Mais informações pelo telefone (41) 2118-5111.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast