Poucas coisas são capazes de começar ou de parar uma guerra. O futebol já conseguiu as duas coisas. Honduras e El Salvador entraram em conflito por causa do esporte em 1969. No mesmo ano, para poder ver Pelé e sua trupe, o Congo Belga interrompeu a sua guerra civil. Não bastasse o absurdo número de espectadores que assistem a uma final de Copa do Mundo em 2002 foram dois bilhões de pessoas esses fatos históricos mostrariam a importância do futebol em nosso planeta.
Uma exposição de fotos inaugurada nesta semana na Casa Andrade Muricy, com promoção do Instituto Goethe de Curitiba, mostra o poder de infiltração do esporte em todo o mundo. São 50 imagens que retratam desde jogos de campeonatos mundiais até pelas de rua em países de terceiro mundo. Planeta Futebol, em exibição até 12 de março, é uma das comemorações que a entidade alemã organiza para comemorar o fato de seu país sediar a Copa do Mundo de 2006.
Magnum
As imagens são da coleção da Agência Magnum, uma das mais importantes da história da fotografia. Algumas retratam flagrantes inusitados, como a que revela uma brincadeira de muçulmanas iranianas com a bola. Outras mostram imagens célebres, como a do craque argentino Diego Maradona com os braços abertos, em sinal de comemoração, no meio de um estádio lotado durante a Copa do México de 1986. Há um senhor descansando a cabeça sobre uma bola de futebol em uma praia, meninos camaroneses disputando uma partida em um gramado cheio de falhas, meninos japoneses jogando em uma quadra de grama sintética e até um homem brincando com uma bola em Granada, enquanto um tanque militar anda a seu lado durante a invasão norte-americana, em 1983. Há imagens do Brasil, Alemanha, China, Índia, Bolívia e de diversos outros pontos do globo.
"É uma exposição que vai percorrer 180 cidades em todo o mundo e estamos felizes que Curitiba possa recebê-la", diz a diretora do Instituto Goethe em Curitiba, Claudia Römmelt Jahnel. Segundo ela, a Copa do Mundo será o maior evento público já realizado pelo país desde sua reunificação e serve como uma oportunidade de mostrar que os alemães sabem receber bem pessoas de todo o mundo o que deve ajudar a apagar uma imagem negativa construída pelo país durante parte do século 20. "Existe hoje uma Alemanha alegre, jovem, esportiva e queremos mostrar isso ao mundo", afirma.
Simultaneamente à exposição, o instituto está programando uma mostra de filmes sobre futebol. Entre eles, estará o brasileiro Boleiros, de Ugo Giorgetti. A mostra vai de 9 a 24 de fevereiro, sempre às 19h30, na sede do Goethe (R. Reinaldino S. de Quadros, 33).
Serviço: Planeta Futebol. Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915), (41) 3321-4798. De terça a sexta, das 10 às 19h, sábado e domingo das 10 às 16h.