A entrada da primavera e a Lua Cheia são os padrinhos do Tai Espaço de Arte e Comunicação, criado pela artista multimídia Mariana Branco e que abre neste fim de semana, em Curitiba. O projeto vai oferecer cursos, palestras, seminários e vivências em diversas áreas e promete ser um novo ponto de encontro de quem busca uma aproximação maior com o universo da arte, comunicação e cultura.
Uma das atrações da open house é o 1.º Bazar Tai, aberto ao público até domingo. Cerca de 30 expositores invadem a casa com roupas de grifes locais, bijouterias, artesanato, artigos de arte utilitária e decoração, livros de arte, discos e outros acessórios.
Uma quitanda com venda de frutas e verduras, uma sala de massagem e um brechó integram o evento. Cobras e Lagartos, Costura no Trânsito, Pin, Flor de Vedete e Relicário Mineiro estão entre as marcas participantes.
Performances apresentadas por Mariana e Carlos Cavalcanti, ao som de tambores chineses, intervenções do Coletivo Azulejo e exposições de arte digital e fotografias de Fernanda Preto também fazem parte da programação.
O objetivo de Mariana, que idealizou o Tai há cerca de três anos, é incentivar as expressões multiculturais e criar um lugar aberto a novas experiências e experimentações. "Eu senti necessidade de criar um espaço mais contemporâneo, com um clima diferente, mais lounge, que incorporasse influências externas", conta. Para isso, todas as paredes da casa, que tem mais de 330 metros quadrados, foram pintadas de branco para que pudessem receber interferências. As almofadas e os puffs coloridos, no lugar das tradicionais e incorfortáveis cadeiras e carteiras de sala de aula, também contribuem com o ambiente.
As primeiras atividades promovidas pelo espaço serão voltadas ao conhecimento, à prática e ao debate. Além de cursos que abrangem áreas de expressão cultural, artesanato e música, o Tai oferece palestras e bate-papos sobre cinema, literatura e história da arte. Entre os profissionais que participam desses encontros estão o enólogo Luiz Groff, que vai ministrar um curso de vinhos; o músico Ô Rosinha, responsável por uma oficina de percussão e pandeiro brasileiro; e o diretor Luciano Coelho, que promove uma conversa sobre autores do cinema contemporâneo e suas principais influências.
Mariana ainda quer organizar um grupo de estudos de filosofia, transmitido via web, e imersões criativas. Para isso, está em busca de apoio e parcerias com empresas e, principalmente, universidades. "Quero trabalhar o meio digital com outras áreas do conhecimento, pois as possibilidades são ilimitadas. O importante é inserir a arte dentro da vida das pessoas", diz.
* Serviço: 1.º Tai Bazar. Tai Espaço de Arte e Comunicação (R. Machado de Assis, 470), (41)3016-6002. Hoje, das 14 às 22 horas, e amanhã, das 11 às 18 horas. Entradas a R$ 5 (doadas para a Escola de Educação Especial Forrest Gump).
Agenda
Próximas atrações do Tai:
08/10 Aula de Corpo, com Carlos Cavalcante; 14/10 História da Arte, com Ana Silvia Mariano; 16/10 Pandeiro Brasileiro, com Ô Rosinha; 18/10 Curso de Vinho, com Luiz Groff; 25/10 Dança do Ventre, com Soraya El Hajjar.