• Nelson Pereira é responsável por dois dos principais filmes da cinematografia brasileira: Rio 40 Graus (1955) e Vidas Secas (1963). Seu currículo também inclui outras importantes produções como Rio Zona Norte (1957), Boca de Ouro (1962), O Amuleto de Ogum (1974) e Memórias do Cárcere (1984).

CARREGANDO :)

• Em Brasília 18%, os personagens tem nomes de figuras históricas da cultura brasileira, principalmente da literatura. Alguns dos citados são: Gregório de Matos Augusto dos Anjos, Gonçalves Dias, Machado de Assis, Olavo Bilac, Lima Barreto, Rui Barbosa, João do Rio, Cacilda Becker.

• O novo filme tem co-produção da Columbia, que volta a trabalhar com Nelson Pereira depois de 50 anos. A empresa foi responsável pela distribuição do clássico Rio 40 Graus.

Publicidade

• O diretor ainda mantém contato com os cineastas de sua geração, como Ruy Guerra (principalmente), Eduardo Coutinho, Maurice Capovilla, além do diretor de fotografia Mário Carneiro – dos mais novos, conversa muito com Walter Salles. "As coisas não são mais como antigamente, de formar um grupo para trocar idéias, colaborar nos roteiros, mas é uma convivência ainda interessante", lembra.