Nelson Pereira é responsável por dois dos principais filmes da cinematografia brasileira: Rio 40 Graus (1955) e Vidas Secas (1963). Seu currículo também inclui outras importantes produções como Rio Zona Norte (1957), Boca de Ouro (1962), O Amuleto de Ogum (1974) e Memórias do Cárcere (1984).
Em Brasília 18%, os personagens tem nomes de figuras históricas da cultura brasileira, principalmente da literatura. Alguns dos citados são: Gregório de Matos Augusto dos Anjos, Gonçalves Dias, Machado de Assis, Olavo Bilac, Lima Barreto, Rui Barbosa, João do Rio, Cacilda Becker.
O novo filme tem co-produção da Columbia, que volta a trabalhar com Nelson Pereira depois de 50 anos. A empresa foi responsável pela distribuição do clássico Rio 40 Graus.
O diretor ainda mantém contato com os cineastas de sua geração, como Ruy Guerra (principalmente), Eduardo Coutinho, Maurice Capovilla, além do diretor de fotografia Mário Carneiro dos mais novos, conversa muito com Walter Salles. "As coisas não são mais como antigamente, de formar um grupo para trocar idéias, colaborar nos roteiros, mas é uma convivência ainda interessante", lembra.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano