Um incêndio atingiu os famosos estúdios de cinema italianos da Cinecittà na noite de quinta-feira (9), destruindo parcialmente o cenário da série "Roma", da HBO.
O fogo começou por volta de 22h (17h, horário de Brasília), aparentemente numa área do amplo terreno que era usada como arquivo de películas antigas, segundo um funcionário.
As chamas atingiram 40 metros de altura e se espalharam pela reprodução da Roma antiga construída para a série de TV. A Cinecittà esperava usar essa réplica em outros projetos.
O incêndio foi controlado durante a noite pelos bombeiros. Não houve feridos, e a maior parte da Cinecittà não foi atingida.
"Para 'Roma', não há impacto, porque (as gravações) já acabaram. Mas pode ser ruim em termos de uso futuro (do cenário) em outras produções", disse o funcionário do estúdio, pedindo para não ser identificado.
A Cinecittà, conhecida na Itália como "a fábrica de sonhos", é famosa por seus requintados cenários. Além de recriar a Roma dos Césares, o local, na periferia da capital italiana, reproduziu também a Nova York do século 19 para o épico "Gangues de Nova York", de Martin Scorsese.
Parte de "A Paixão de Cristo", de Mel Gibson, foi rodada ali, assim como "Ben Hur", de William Wyler, e trechos de filmes mais leves, como "Missão Impossível 3" e "Doze Homens e Outro Segredo".
Mas definitivamente a Cinecittà será para sempre lembrada como o "ateliê" do lendário cineasta Federico Fellini, de "A Doce Vida", e da diva Sophia Loren, além de já ter recebido musas como Elizabeth Taylor e Audrey Hepburn.
O funcionário da Cinecittà especulou que o incêndio pode ter sido causado por um curto-circuito, mas o caso está sendo investigado.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são