A biografia de Harry Styles, da boy band inglesa One Direction, foi o ponto de partida de “Rock Story”, trama escrita por Maria Helena Nascimento que substitui na quarta-feira (9) “Haja coração” no horário das 19h da Globo.
Estreante no posto de autora titular de novelas, ela começou a pesquisar sobre o universo das bandas pop após folhear o livro do ídolo adolescente.
“Fui ler meio que sacaneando. Queria entender o que um garoto de 17 anos tinha que coubesse num livro de 300 páginas. Mas havia ainda a história dos outros meninos da banda e tive um insight que aquilo renderia algo legal. São muitas histórias, lances dramáticos. Os meninos têm trajetórias diferentes, todas meio sofridas”, diz a autora, de 55 anos, roteirista há 26, com experiência como colaboradora de novelas dos veteranos Gilberto Braga (“Pátria minha”, de 1994, e “Celebridade”, de 2003), e Aguinaldo Silva (“Suave veneno”, de 1999).
Para o novo trabalho, Maria Helena teve ainda como referências a série “Empire” e os filmes “The Wonders” (1996) e “The Commitments – Loucos pela fama” (1991). Com direção geral de Dennis Carvalho e Maria de Médicis, “Rock story” tem como protagonista o roqueiro Guilherme Santiago (Vladimir Brichta, que não fazia uma novelas desde “Belíssima”, de 2005) e mostrará os bastidores do universo da música.
Nosso medo era ficar só uma novela musical e a gente precisava de uma dramaturgia. Mas a Maria Helena conseguiu equilibrar isso muito bem. Tem show, mas tem romance, perseguição e suspense,
Enredo
Gui, como é conhecido o protagonista, é um músico que fez muito sucesso na década de 1990, mas experimenta uma certa decadência atualmente. Ele aposta que dará uma guinada na carreira após compor a balada “Sonha comigo”. Talentoso, mas um tanto explosivo, o artista surta ao ouvir o ídolo pop Léo Régis (Rafael Vitti, ator que despontou na temporada de “Malhação” exibida entre 2014 e 2015) cantando sua música. O roqueiro agride o astro do sertanejo universitário, o acusa de roubar a composição e chega ao fundo do poço. A autora da novela garante não ter se inspirado em nenhum artista em especial ao compor seus tipos:
“Léo é bem cafona, mas não pensei em ninguém em particular. O que não falta é gente por aí, está no ar. São muitos cabelos, muitos brincos.”
Na novela, não ficará claro de imediato se Léo, que também tem um caso com a mulher de Gui, Diana (Alinne Moraes), roubou a música.
Criando o hit
Produtor musical da novela, Rogério Vaz, que divide a função com Daniel Musy, é um dos compositores de “Nessa hora”, o maior sucesso de Gui na história. A música foi feita especialmente para a trama das 19h por Vaz em parceria com Rique Azevedo e Samille. “A gente escutou muito as bandas de rock dos anos 1990 como Pearl Jam, Nirvana, sem falar das bandas nacionais. Tínhamos essa referência”, explica Rogério Vaz.
“Sonha comigo” também foi composta por Rique Azevedo e Samille. Deu mais trabalho. A faixa tinha que soar como sucesso na voz do cantor sertanejo da novela, mas precisava parecer ter sido escrita por um roqueiro.
“Passamos o briefing para vários compositores e, no fim, fizemos uma audição de 20 músicas “Sonha comigo” até escolher a que entrou para a novela”, recorda o produtor musical.
Arruinado, o roqueiro se separa nos primeiros capítulos e se vê obrigado a assumir a guarda de Zac (Nicolas Prattes, protagonista de “Malhação” entre 2015 e 2016), filho de 16 anos que teve com uma fã, mas com quem nunca conviveu. Mais para a frente, já reconciliado com o adolescente, Gui acabará produzindo uma boy band com Zac e outros quatro garotos, a 4.4.
Os meninos irão cantar versões de músicas de sucesso como “We will rock you”, do Queen, “Maior abandonado” e “Brasil”, de Cazuza.
Aulas de guitarra
Com experiência em musicais no teatro, Vladimir Brichta também já cantou em bares na juventude, quando se mudou para Salvador. O ator fez aulas de canto e de guitarra para o personagem roqueiro da novela.
“Tive uma preparação vocal e corporal. Voltei a ouvir mais rock e li biografias de quatro músicos brasileiros. Tenho 40 anos, sou formado pelo rock dos anos 1980“, pontua Brichta.
O ator canta ao vivo nas cenas de show da novela, mas admite que ainda arranha na guitarra: “Sei apenas os acorde principais”, confessa.
Veja a apresentação da novela divulgada pela Rede Globo:
Baixe já o aplicativo do Clube do Assinante!
Com ele você pode consultar os parceiros próximos a você, buscá-los por nome ou palavra-chave, e obter o desconto pelo próprio aplicativo!
Deixe sua opinião