O fotógrafo Alberto Melnechuky chama de fotointerferência o processo a que foram submetidas as 20 imagens que estarão expostas, a partir de amanhã, na Estreita Galeria de Fotografia, em Curitiba. São reproduções pequenas que mostram quase sempre pessoas. Seus contornos são distorcidos e cores adulteradas por um processo químico aplicado às cópias das imagens originais em um laboratório. "Fotografar é estar na vida, elaborando um ponto de vista", explica Melnechuky, 50 anos de idade e 30 de fotografia.
Seus "pontos de vista" foram criados sobre diferentes imagens captadas durante sua carreira de fotógrafo e fotojornalista. "Não fiz nenhuma escolha quanto ao objeto selecionado, apesar de preferir fotografar pessoas", conta. As imagens foram copiadas analogicamente e submetidas a um processo químico em que o autor adultera a imagem, impondo-lhe camadas e interpretações. Melnechuky cita Kant ao se referir ao ofício: "As coisas são, a realidade existe, mas nós é que informamos, ou damos a forma tudo passa por um interlocutor. A fotografia é um meio de ter o acesso ao pensar as coisas". O título da mostra, Fotopráxis, é resultante dessa prática constante em que a fotografia é resultado de um longo processo de construção e exposição de um mediador entre o real e a imagem fotográfica.
"É sempre uma reinterpretação da reinterpretação. Ele vai adicionando muitas camadas de interpretação à imagem que tem. A partir do momento em que clica, ele passa a elaborar a imagem, a levando para algo além", analisa a fotógrafa Milla Jung. Ela conheceu o fotógrafo em um curso de pós-graduação e resolveu levar o seu trabalho para a galeria, que mantém em parceria com o colega Eduardo Serafim. "Ficamos bem impressionados com a relação que ele travava com a imagem. As imagens de Fotopráxis têm o tempo de uma vida, e a interferência que ele faz nas imagens de cenas de crimes transgride o que nossos olhos estão acostumados a ver", comenta Milla.
As imagens da exposição, que ficará aberta até o dia 7 de novembro, também foram projetadas pelo Núcleo de Estudos da Fotografia, na mostra Novos Talentos da Semana de Fotografia de São Paulo.
* Serviço: Fotopraxis, de Alberto Melnechuky. Estreita Galeria de Fotografia (R. Conselheiro Laurindo, 315). Amanhã, às 19 horas. Entrada franca. Mais informações pelo telefone (41) 32621362 ou no site www.nucleodefotografia.com.br.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião