• Carregando...

O fotógrafo Alberto Melnechuky chama de fotointerferência o processo a que foram submetidas as 20 imagens que estarão expostas, a partir de amanhã, na Estreita Galeria de Fotografia, em Curitiba. São reproduções pequenas que mostram quase sempre pessoas. Seus contornos são distorcidos e cores adulteradas por um processo químico aplicado às cópias das imagens originais em um laboratório. "Fotografar é estar na vida, elaborando um ponto de vista", explica Melnechuky, 50 anos de idade e 30 de fotografia.

Seus "pontos de vista" foram criados sobre diferentes imagens captadas durante sua carreira de fotógrafo e fotojornalista. "Não fiz nenhuma escolha quanto ao objeto selecionado, apesar de preferir fotografar pessoas", conta. As imagens foram copiadas analogicamente e submetidas a um processo químico em que o autor adultera a imagem, impondo-lhe camadas e interpretações. Melnechuky cita Kant ao se referir ao ofício: "As coisas são, a realidade existe, mas nós é que informamos, ou damos a forma – tudo passa por um interlocutor. A fotografia é um meio de ter o acesso ao pensar as coisas". O título da mostra, Fotopráxis, é resultante dessa prática constante em que a fotografia é resultado de um longo processo de construção e exposição de um mediador entre o real e a imagem fotográfica.

"É sempre uma reinterpretação da reinterpretação. Ele vai adicionando muitas camadas de interpretação à imagem que tem. A partir do momento em que clica, ele passa a elaborar a imagem, a levando para algo além", analisa a fotógrafa Milla Jung. Ela conheceu o fotógrafo em um curso de pós-graduação e resolveu levar o seu trabalho para a galeria, que mantém em parceria com o colega Eduardo Serafim. "Ficamos bem impressionados com a relação que ele travava com a imagem. As imagens de Fotopráxis têm o tempo de uma vida, e a interferência que ele faz nas imagens de cenas de crimes transgride o que nossos olhos estão acostumados a ver", comenta Milla.

As imagens da exposição, que ficará aberta até o dia 7 de novembro, também foram projetadas pelo Núcleo de Estudos da Fotografia, na mostra Novos Talentos da Semana de Fotografia de São Paulo.

* Serviço: Fotopraxis, de Alberto Melnechuky. Estreita Galeria de Fotografia (R. Conselheiro Laurindo, 315). Amanhã, às 19 horas. Entrada franca. Mais informações pelo telefone (41) 3262–1362 ou no site www.nucleodefotografia.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]