Radiohead: banda inglesa concorre em sete categorias e se apresenta na cerimônia de premiação.| Foto:

Dono do álbum mais vendido no mundo no ano passado – Tha Carter III, com 2,88 milhões de cópias comercializadas – o rapper norte-americano Lil Wayne também lidera no quesito indicações à 51ª edição do Grammy. Ao todo, Dwayne Michael Carter (o nome de batismo do artista) concorre em oito categorias (confira a lista no quadro ao lado) e, em duas delas, disputa a cobiçada estatueta dourada com ele mesmo.

CARREGANDO :)

Mas a estrela da cerimônia de premiação, que acontece na noite de hoje, na arena Staples Center, em Los Angeles, reside a pelo menos um continente de distância de Lil Wayne. Segundo lugar nas vendagens de discos em 2008 por Viva la Vida or Death and All His Friends (2,15 milhões de álbuns comercializados), os britânicos do Coldplay também ficam na segunda posição no ranking de indicações ao Grammy. Chris Martin e seus colegas de banda disputam sete estatuetas e já saem em vantagem em relação ao rapper, por concorrerem às chamadas "categorias gerais", entre elas gravação do ano, álbum do ano, música do ano, melhor canção de rock e melhor álbum de rock. Com apresentação confirmada na cerimônia de premiação, o quarteto londrino deve voltar ao velho continente com a bagagem repleta de prêmios.

Mas nem só de Coldplay vive o país da rainha. Grande parte das principais categorias do Grammy deste ano é disputada em pé de igualdade por artistas ingleses e norte-americanos. A começar pela de álbum do ano, que reúne os britânicos Coldplay, Leona Lewis, Radiohead e o dueto meio-a-meio Robert Plant & Alison Krauss (ele inglês, ela dos EUA), contra os rappers norte-americanos Lil Wayne e Ne-Yo.

Publicidade

Equilibrada também está a disputa à categoria revelação, a que concorrem as britânicas Duffy e Adele (esta cujo disco de estreia ainda não foi lançado por aqui), contra os norte-americanos Jonas Brothers, Lady Antebellum e Jazmine Sullivan – os últimos dois também ainda estão inéditos no Brasil. Na disputa ao troféu pela melhor música do ano, outro empate de origens: contra os ingleses Coldplay ("Viva la Vida"), Adele ("Chasing Pavements") e Estelle (no dueto "American Boy", que divide com o rapper Kanye West) estão os norte-americanos Jason Mraz ("I’m Yours") e Sara Bareilles ("Love Song").

Cerimônia

Estados Unidos e Inglaterra também estarão bem representados nas apresentações que compõem a cerimônia de entrega do Grammy na noite de hoje. Estão confirmadas performances de Coldplay, Radiohead, U2, Adele, Chris Brown, Estelle (com Kanye West), Jennifer Hudson, Jonas Brothers, Kid Rock, Robert Plant (com Alison Krauss), Rihanna e Justin Timberlake.

Entre as performances especiais da noite, está um tributo ao quarteto vocal norte-americano Four Tops, que vai reunir Jammie Foxx e Ne-Yo a Duke Fakir (homenageado desta edição do prêmio na categoria conjunto da obra e integrante original do Four Tops).

Já o hit "Swagga Like Us", que integra o mais recente álbum de Jay-Z, The Blueprint 3, será apresentado com o dobro de sua potência: juntam-se a Jay-Z e T.I. (intérpretes originais da canção) os rappers Lil Wayne e Kanye West.

Publicidade

Já a novata Katy Perry, dona do sucesso "I Kissed a Girl", protagoniza o segmento My Grammy Moment este ano. Desta vez, a organização do prêmio – que até então vinha promovendo uma competição de talentos, aos moldes do reality American Idol – propôs aos fãs da cantora que enviassem vídeos de 30 a 60 segundos, cantando trechos de "I Kissed a Girl". Os mais votados pelos internautas no site da premiação (www.grammy.com) serão exibidos durante a performance de Katy Perry.

Serviço

No Brasil, a 51ª edição do Grammy Awards será transmitida com exclusividade pelo canal pago Sony Entertainment Television, a partir das 23 horas de hoje (8). A reprise legendada será exibida pelo mesmo canal no próximo domingo (15), a partir das 20 horas.