King Kong, As Crônicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa ou Harry Potter e o Cálice de Fogo? Desde a última sexta-feira, ficou difícil ir a um dos multiplexes da cidade que não esteja com os três filmes ocupando a maioria das salas. Brigando pelo mesmo mercado, os três grandes lançamentos do final de 2005 foram sucessivos a nova trama de Har-ry Potter estreou há quatro semanas, As Crônicas de Nárnia..., há duas, e King Kong, há seis dias , deixando poucas alternativas aos freqüentadores das grandes cadeias de cinema, que não são lá muito chegados em produções blockbusters.
Nas salas de cinema do Shopping Curitiba, por exemplo, a programação está quase 100% dedicada aos três mais recentes lançamentos mundiais. Das seis salas, cinco estão exibindo exclusivamente um dos três títulos, à exceção de uma delas, em que as sessões de As Crônicas de Nárnia... são divididas com o terror O Exorcismo de Emily Rose.
Mas até que ponto a inclusão maciça de grandes lançamentos cinematográficos pode limitar a programação das salas locais? De acordo com Maurício Sabagg, responsável pela programação da rede Cinesystem, em 2005 isso não aconteceu, graças à variedade dos blockbusters que invadiram o mercado. "Este ano, particularmente, houve uma gama muito grande de estréias bastante diversas entre si. Isso atraiu todo o tipo de público", analisa, citando a programação do Cinesystem como exemplo. De suas cinco salas, três estão dedicadas à exibição de King Kong, uma conta com duas sessões de Harry Potter... e outra é exclusiva para As Crônicas de Nárnia..., mas o programador ainda reservou espaço para outras duas produções que vêm arrecadando bom público em todo o mundo: O Galinho Chicken Little e O Exorcismo de Emily Rose.
Para Adriana Cacace, diretora de marketing da rede Cinemark, a programação de cinemas de grande capacidade não sofre com os lançamentos em massa de superproduções, muito pelo contrário: há uma preocupação em manter outras opções para quem já assistiu aos blockbusters. "Trabalhamos com um grande número de cópias para proporcionar mais conforto ao cliente, que não encontrará dificuldades em achar um horário adequado ou um bom lugar na sala de projeção", explica.
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