• Carregando...
Azul, da Nova Zelândia, faz crítica sobre o consumismo  e a fragilidade das relações no mercado de trabalho | Divulgação
Azul, da Nova Zelândia, faz crítica sobre o consumismo e a fragilidade das relações no mercado de trabalho| Foto: Divulgação

Programação

Na mostra, serão exibidos 22 filmes. Entre os títulos nacionais está Xetá, documentário de Fernando Severo.

Sessão 1

Sexta-feira, às 19h:

Rua Última (Paraguai/20 min.)

Azul (Nova Zelândia/14 min.)

Domingos (Belgica/16 min.)

Alexis Ivanovitch Você É Meu Herói (França/20 min.)

Açúcar (Holanda/8 min.)

Sessão 2

Sábado, às 16h30

Ela Morava Perto do Cinema (Brasil/30 min.)

Brincadeira de Criança (Colômbia/18 min.)

Um Simples Amor (Alemanha/18 min.)

Sociedade de Ébano (Nova Zelândia/13 min.)

Sessão 3

Sábado, às 19h30:

Uma Nova Dança (Chile/24 min.)

Las Palmas (Suécia/13 min.)

Tijereto (Colômbia/22 min.)

Ratão (Brasil/20min)

Sessão 4

Domingo, às 16h30:

Feliz Agora (Dinamarca/18min.)

Cores e Botas (Brasil/15 min.)

Roma (México/25min.)

Ninfeias em Flor (Noruega/16min.)

Sessão 5

Domingo, às 19h30:

Xetá (Brasil/20 min.)

Contagem (Brasil/18 min.)

Meu Medo (Brasil/11 min.)

* Outros dois curtas-metragens internacionais, ainda não definidos, serão incluídos nesta sessão.

  • O sueco Las Palmas integrou a Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes 2011

De amanhã até domingo, os cinéfilos que apreciam curtas-metragens poderão conferir títulos inéditos em Curitiba no 1.º Kinoforum. O evento faz parte do 22.ª Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, uma das cinco maiores mostras do gênero no mundo. Diversas atividades estão programadas para ocorrer no Cineplex Batel (veja programação completa no quadro). A entrada para todas as sessões é franca.

A iniciativa de trazer o Kinoforum para a capital paranaense foi da pesquisadora de cinema e professora da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Denize Araujo. "Todos os eventos internacionais não passam por aqui. Quero incentivar o acesso a esses filmes e ajudar o público a analisar os curtas de maneira crítica", diz a organizadora, que incluiu no cronograma debates com William Hinestrosa, do Kinoforum-SP, Fernando Severo, cineasta e diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS), Camila Moraes, da seleção da Mostra Latina, Paulo Munhoz, da produtora Tecnokena, e com o jornalista e crítico de cinema da Gazeta do Povo, Paulo Camargo.

Foram selecionados para o 1.º Kinoforum-Curitiba curtas que participaram da Semana da Crítica do Festival de Cannes deste ano: Azul (Nova Zelândia), Alexis Ivanovitch Você É Meu Herói (França) e Domingos (Bélgica), além do sueco Las Palmas. A possibilidade de trazer esses filmes se deu por conta da parceria que o Festival de Curtas de São Paulo tem com a Semana da Crítica, mostra paralela em Cannes na qual a escolha dos filmes é feita por jornalistas.

Dos curtas que serão exibidos em Curitiba, a diretora-adjunta do festival e responsável pelos programas especiais, Beth Sá Freire, destaca Azul. "É uma bela crítica sobre a sociedade de consumo e de como as pessoas são facilmente descartáveis para o mercado."

Xetá, documentário de Fernando Severo, e o filme Meu Medo, de Murilo Hauser, são os representantes paranaenses. "Ambos são bastante interessantes e trazem uma reflexão aprofundada em pouco tempo", salienta Denize Araújo.

Extensão

O evento é mais uma etapa do Projeto Cultura Visual, de autoria da organizadora do 1.º Kinoforum, iniciado em 1997, com objetivo de formar plateia crítica. Os participantes que quiserem certificado de extensão (válido como atividade complementar para universitários e acadêmicos), que será emitido pelo MIS, devem fazer inscrição prévia no endereço http://clipagemcuritiba.blogspot.com.

Serviço:

1º Kinoforum-Curitiba. Itinerância do 22º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Cineplex Batel – sala 5 (Al. Dom Pedro II, 255), (41) 3222-4484. 6ª, às 19h. Sáb. e dom., às 16h30 e 19h30. Todas as sessões são seguidas de debate. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]