Especial
Confira a programação da mostra Foco Paraná, que abre hoje a Itinerância Curta Brasil, às 16 horas:
A Fábrica (2011). Direção de Aly Muritiba.
Haruo Ohara (2010). Direção de Rodrigo Grota.
Pastoreio (2009). Direção de Alexandre Rafael Garcia.
Visionários (2002). Direção de Fernando Severo.
Silêncio e Sombras (2009). Direção de Murilo Hauser.
Ovos de Dinossauros na Sala de Estar (2011). Direção de Rafael Urban.
Mostra
Itinerância Curta Brasil
Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189) (41) 3234-4200. De 15 a 19 de janeiro, em diversos horários.
Agenda
Confira a programação completa da Mostra Itinerância Curta Brasil.
O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro Curta Cinema realizou sua 22.ª edição em 2012. O recorte significativo do que foi exibido na mostra carioca poderá ser visto, a partir de hoje, no Sesc Paço da Liberdade, em um prejeto de itinerância que vem muito a calhar: no ano passado, o evento incluiu em sua vasta programação o Foco Paraná, uma seleção importante do que foi realizado no estado ao longo dos últimos anos, com títulos premiados que vão do documentário experimental Visionários, de Fernando Severo, a A Fábrica, de Aly Muritiba, um dos 11 pré-selecionados pela Academia de Hollywood para o Oscar de melhor curta-metragem de ficção.
Obedecendo ao critério dos filmes mais bem votados pelo público em mostras como o Panorama Carioca e a Competição Nacional, compondo tais títulos com alguns tantos outros, serão apresentados ao público de Curitiba uma seleção de nove programas, que somam mais de 50 curtas. Esses blocos de curtas não foram exibidos da forma como estão na edição original, no Rio de Janeiro. Foram repensados levando em consideração a vontade de se criar uma nova abordagem.
A ideia é estabalecer, por meio da programação, um diálogo entre o Rio de Janeiro, sede da mostra, e o Paraná obras cariocas e paranaenses compõem quatro dos nove programas. Nesse recorte, é importante destacar o material de duas produtoras: a Cavideo (Rio) e O Quadro (Curitiba). Tendo em vista o espírito de "coletivo", que tanto tem marcado a produção brasileira atual, essas duas produtoras têm sido significativas na realização de uma cinematografia vasta e talentosa.
Também será apresentado na Itinerância Curta Brasil, um panorama da competição nacional do festival, com os dez filmes mais bem votados pelo público, e também um resumo das mostras Doc Brasil, voltada a produções de não ficção, e Underground Brasil, com foco em títulos mais experimentais.
Retrospectiva
O programa Novos Caminhos, por sua vez, não integra a edição 2012 do evento carioca, pois foi pensado apenas para esta itinerância. Trata-se de uma recomposição do conteúdo de diversas mostras, organizada pelo coordenador de programação do Curta Cinema, Paulo Roberto Jr., que busca traçar um panorama de alguns dos filmes mais inventivos e libertários da última temporada.