Line-up
Veja quem vai se apresentar no LunaStage, o palco principal do Lupaluna, nos dois dias do festival:
Sexta-feira, 13 de maio
Copacabana Club: Com um álbum novo no forno, o quinteto curitibano, que conquistou reconhecimento nacional, promete agitar a galera com o seu electro-rock.
Paralamas do Sucesso + Frejat: Às vésperas de lançar um DVD com o registro de um dos shows da turnê Brasil Afora, o Paralamas do Sucesso vem com sede de tocar para uma plateia gigante, e ainda recebe o amigo Roberto Frejat.
Monobloco + Fernanda Abreu: Presença constante em Curitiba, o Monobloco promove uma "farofa carioca" na companhia da madrinha Fernada Abreu.
Charlie Brown Jr.: Um dos melhores shows da primeira edição do Lupaluna, em 2008, Chorão e sua turma voltam para divulgar o registro do show do último dia 19 no Citibank Hall, em São Paulo, e que vai dar origem ao DVD Música Popular Caiçara.
The Cult: Banda britânica fundadora do rock gótico, o quarteto liderado por Ian Astbury (hoje mais próximo do hard rock) retorna a Curitiba com o show da turnê Born Into This.
Ivete Sangalo: Na estrada com a turnê Ao Vivo no Madison Square Garden, a "baiana arretada" promete um show "inesquecível".
Sábado, 14 de maio
Blindagem: A mais longeva e bem-sucedida banda de rock de Curitiba abre a última noite no LunaStage com uma homenagem ao vocalista original, Ivo Rodrigues, morto no ano passado.
Fresno: A banda gaúcha vem com o show da turnê Revanche, do álbum lançado no ano passado, e promete repetir o show energético da última edição do festival.
Marcelo Camelo: Depois de Mallu Magalhães, que se apresentou na tenda EcoMusic no Lupaluna 2009, quem vem ao palco principal dessa vez é o maridão Marcelo Camelo, que está prestes a lançar o álbum Toque Dela.
Marcelo D2: Um dos destaques do Lupaluna 2009, o rapper carioca pretende repetir o sucesso na edição deste ano.
Sublime with Rome: Treze anos depois da morte do vocalista original, Brad Novell, a banda californiana voltou em 2009 com o ex-fã Rome Ramirez no microfone. Foi um dos destaques do festival SWU, no ano passado.
Uma atração a confirmar: A produção ainda não divulgou o nome da última atração da segunda noite no palco principal.
Aos 38 anos, Ivete Sangalo está na ponta dos cascos: o filho Marcelo já tem mais de um ano, recentemente ela oficializou o casamento com o nutricionista Daniel Cady e, no último dia 27, deu a partida na turnê do DVD Multishow ao Vivo Ivete Sangalo no Madison Square Garden, num show gratuito para dezenas de milhares de pessoas em Salvador, para comemorar o aniversário da cidade. Foi a primeira data da turnê mais ambiciosa da cantora, que vai passar por 25 cidades brasileiras, além de datas na Europa, México e Estados Unidos. Curitiba está no roteiro, mas, antes de conhecer a superprodução da nova turnê, os curitibanos vão poder matar a saudade da baiana na primeira noite do Lupaluna (confira o serviço no Guia Gazeta do Povo), dia 13 de maio.
Em entrevista por e-mail, ela explicou que o novo show não pôde ser trazido para o Lupaluna por exigir uma megaestrutura. "Curitiba está nos planos sim, mas temos toda uma logística que precisamos levar em conta. Mas aguardem!", escreveu, lembrando que a apresentação no festival promovido pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), em parceria com a DC Set, será uma "outra versão" do show antigo: "Para as cidades em que não estaremos com o show do Madison nessa primeira etapa, teremos outras versões. Mas o público pode esperar um show cheio de música boa, uma cantora morrendo de saudades dos seus fãs e querendo fazer mais um show inesquecível".
Ivete elogiou a programação do LunaStage (veja box), que inclui Charlie Brown Jr., Monobloco com Fernanda Abreu, Paralamas do Sucesso com Frejat, Fresno, Marcelo Camelo, Marcelo D2 e os "gringos" The Cult e Sublime with Rome. "Gostaria de assistir a todos! O Marcelo [Camelo] tocou comigo no meu DVD Pode Entrar, e curto muito o som dos outros artistas", comentou, afirmando ter um gosto musical bem eclético: "Rola de tudo no meu som!"
Ela diz tirar de letra a tripla jornada como artista, mãe e esposa. "O fato de ser mãe de família e ter me casado não mudou em nada o meu trabalho. Sou uma mulher normal", afirma. Tão normal que não deixou que a fama inviabilizasse a sua vida cotidiana: "Eu vivo tudo o que quero, ou posso. Saio na rua, faço compras, vou jantar... Não me vejo dessa maneira que as pessoas veem".
Apesar do reconhecimento como artista pop ela acumula sete prêmios de melhor cantora no troféu Melhores do Ano, do Domingão do Faustão, sem falar nas 14 indicações e um prêmio Grammy Latino, em 2005, quando o disco MTV ao Vivo foi considerado o melhor álbum de raízes brasileiras , Ivete Sangalo faz questão de ressaltar que continua sendo uma cantora de música baiana. "Essa é a minha origem. Me orgulho em poder levar a minha música para todo o Brasil e o mundo."
Ela também demonstra cautela em relação ao sucesso internacional, e evita comparações com a colombiana Shakira, que ultrapassou as fronteiras da música latina para se tornar uma estrela universal. "Cada artista tem o seu tempo e o seu espaço", considera. "Shakira tem o status dela e vai continuar tendo... eu sou fã!" Embora admita cantar em espanhol e inglês, Ivete garante que a maior parte do repertório continuará na língua portuguesa: "O português é a minha língua-mãe e, mesmo cantando em outros idiomas, sempre será a minha base".
Um verdadeiro furacão no palco, Ivete Sangalo (ela diz que, se não fosse cantora, seria atleta) também costuma se dar bem na frente das câmeras. E não descarta a possibilidade de voltar a investir na carreira de apresentadora: "Comandei o Estação Globo durante alguns anos e foi muito massa! Quem sabe, né?". A mais recente demonstração do talento da baiana na telinha iria ao ar na última sexta, na festa surpresa para o aniversário de Ana Maria Braga no Mais Você. Segundo informou o portal Terra, Ivete Sangalo comandou a atração direto de Salvador: mesmo à distância, recebeu os convidados Daniel e Leonardo, e preparou a receita de picanha que Ana Maria lhe ensinou, quando as duas se conheceram. "Essa casa mostra um pouco de você: transparente, aberta, que divide suas experiências", disse ela para a titular do Mais Você, referindo-se à Casa de Cristal.
Conectada, entusiasta do Twitter (o perfil oficial dela no microblog é o twitter.com/ivetesangalo), a cantora encerrou a entrevista com um convite especial aos "tietes da Ivete" em Curitiba: "Amorecos, estou morrendo de saudades de vocês e quero ver todo mundo lá no Lupaluna para a gente fazer aquela festa! Tô esperando vocês, viu? Bjo!"
Serviço: Lupaluna 2011 13 e 14 de maio no BioParque. Ingressos promocionais a partir de R$ 40 (primeiro lote), à venda no site oficial (www.lupaluna.com.br), nos quiosques Alô Ingressos e nas Livrarias Curitiba. Siga o Lupaluna nas redes sociais: twitter.com/lupaluna_2011; facebook.com/lupalunacuritiba e youtube.com/lupalunaoficial, além da comunidade oficial no Orkut: LUPALUNA Oficial.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Deixe sua opinião