• Carregando...
TCV: supergrupo | Divulgação
TCV: supergrupo| Foto: Divulgação

Que os músicos Josh Homme (Queens of the Stone Age) e Dave Grohl (Foo Fighters) não seriam o que são caso não tivessem conhecido o Led Zeppelin na adolescência, não é segredo para ninguém. Basta ouvir Songs for the Deaf (2002), terceiro álbum do Queens of the Stone, que conta com Grohl como baterista convidado – um verdadeiro tributo à banda de Jimmy Page, Robert Plant, John Bonham e John Paul Jones.

A admiração de longa data se transformou em parceria musical nos últimos tempos. Desde 2005, o baixista John Paul Jones passou a dividir os estúdios com Homme e Grohl em jam sessions que, quatro anos depois, deram origem ao Them Crooked Vultures, nome que batiza o trio e seu primeiro álbum. Lançado no exterior em novembro do ano passado, o disco, que estreou na 12.ª posição do ranking Billboard 200, acaba de chegar às prateleiras nacionais, após causar um verdadeiro furor lá fora.

Dois meses antes do lançamento oficial do álbum, o trio, que no palco conta com a colaboração do guitarrista Alain Johannes (Eleven), se apresentou para plateias lotadas em Chicago, na Holanda e na tradicional Brixton Academy, em Londres, onde abriu um show do Arctic Monkeys. O nome Them Crooked Vultures também foi destaque nas programações dos festivais britânicos de Reading e Leeds e, em outubro, a banda deu início à turnê Deserve the Future, cujas datas no Reino Unido tiveram os ingressos esgotados em apenas 12 minutos.

Tanto burburinho não veio à toa. Cuidadosamente lapidadas, as experimentações de Jones, Homme e Grohl compõem um dos melhores e mais originais discos lançados no ano passado. A química entre os três integrantes é evidente e o espírito de liberdade artística típico de jam sessions transparece nas 13 canções que recheiam o álbum de estreia. A começar pela ótima faixa de abertura "No One Loves Me & Neither Do I", em que o riff da guitarra de Homme, acompanhado por uma linha de baixo simples e eficaz, encontram a vigorosa bateria de Grohl, um discípulo fervoroso e declarado de John Bonham (Led Zeppelin).

Repletas de riffs que agarram os ouvidos e grudam no cérebro, canções como a primeira faixa de trabalho do álbum, "New Fang", ao lado de "Mind Eraser, No Chaser", "Dead End Friends" e "Bandoliers" esbanjam potencial radiofônico ao incorporar doses homeopáticas de melodia a bases entrecortadas de guitarra e bateria, que por vezes remetem a QOTSA, chegam a lembrar Foo Fighters, mas que, no fundo, são zeppelianas até o osso. GGGG

* * * * *

Serviço:

Them Crooked Vultures, Them Crooked Vultures. Sony Music. Preço médio: R$ 24,90.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]