Em dezembro de 2001, Tim Booth, vocalista da banda britânica James, vestia uma camisa azul em que se lia James lasts, algo como "James permanece". Aquele show, em Manchester berço da banda era o último do grupo. Tim decidiu retirar-se, deixando os seus fiéis fãs à deriva. Sete anos depois, um novo disco reúne o septeto original, responsável por verdadeiros hinos do brit-pop alternativo, como "Sit Down" e "Laid".
Hey, Ma (Mercury Records), 10º trabalho de estúdio, foi lançado em abril nos Estados Unidos e Europa e deve chegar este mês no Brasil. James permanece, mas está diferente. Cultuada por ser uma banda que soube como poucas compor músicas sobre insegurança, desalento e expectativas foram considerados os novos Smiths logo após o lançamento de seu primeiro CD, Stutter (1986), os temas agora são guerra, filhos e tecnologia, mas sem ignorar a essência que marcou o trabalho de quase 20 anos.
Já na capa do novo álbum, a polêmica: um bebê de fraldas hesita entre uma pistola e quadradinhos lúdicos que, organizados, escrevem, "Hey, Ma".
Com "Bubbles", primeira faixa, ouve-se "Agora as torres estão caindo/há muita poeira no ar", em clara referência ao 11 de Setembro, por coincidência, ano inicial do hiato do grupo. "Os rapazes voltam para casa em sacos e aos pedaços", refrão da música, reforça o engajamento dos britânicos.
Mas não é porque mudaram em parte sua temática que James deixou de ser o que sempre foi. "Waterfall", recheada de metais, traz um refrão grandiloqüente e convidativo. A música foi composta em companhia de seu velho amigo, o produtor Angelo Badalamenti reconhecido por musicar a série Twin Peaks e outros filmes de David Lynch e "pensada" depois que Tim banhou-se, nu, em cachoeiras de Seattle.
"Semaphore" retoma a intimidade angustiante presente em "Out to Get You", primeira faixa do disco Laid (1993), produzido por Badalamenti. Em "Upside", canção ascendente, embalada por violões e trompetes, Tim mostra-se em plena forma. Sua voz ainda impressiona, como no suposto último show, em 2001. James que já flertou com o eletrônico em músicas mal-sucedidas experimenta novamente nas últimas três faixas, deixando à mostra mais fôlego para suas futuras composições.
A minimalista "In this Bar" fecha um álbum de retorno que surpreende, apesar de ser familiar para os que ouviram James em vez dos contemporâneos Happy Mondays e The Stone Roses. Hey, Ma surge quase como um segredo, guardado por sete anos e que só agora poderia vir à tona. GGGG
Serviço
James - Hey, Ma. R$ 54,90 (Importado).
No Brasil, deverá chegar às lojas este mês.
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