Jazz, vinhos e gastronomia voltam a se encontrar, desta vez na primavera. Depois do Full Jazz Winter Festival (confira a programação completa), que aconteceu entre julho e agosto em Curitiba, a versão "primavera" do evento começa a partir de hoje com a mesma proposta.
Em seis apresentações a última será no dia 31 de outubro , reconhecidos músicos da cidade se apresentam enquanto os amantes do estilo norte-americano degustam o que estará em um cardápio preparado especialmente para o evento. A direção artística é de Emmanuel Bach.
"A primeira edição foi um sucesso de público. Temos um bar com capacidade para 60 pessoas e em nove apresentações cerca de 500 estiveram por lá, sempre lotando a casa", lembra o produtor Fernando Macedo.
Se no inverno a pedida era por um jazz mais conservador, com apresentações de standards, "que tivesse a ver com a chuva", para a versão spring o estilo foi modificado. "Será um jazz com um pouco mais de punch, focado nos estilos fusion e pós-fusion. Haverá mais sopros, mais sax e trompete. É um jazz animado, mais agitado", explica.
No time de músicos estão Endrigo Bettega (bateria), Glauco Sölter (contrabaixo), Reginaldo Saturno (sax alto), Fábio Deiverson (sax tenor), Arthur Bandt (piano), Jeff Sabbag (teclado), Wagner Bennert (contrabaixo), Zeu Maciel (guitarra), Nei Rangel (contrabaixo), Valmir Pêgas (bateria) e Mário Conde (guitarra), entre outros.
Nos dias 24 e 31 de outubro confira programação completa ao lado haverá homenagens ao saxofonista-tenor John Coltrane e à cantora Billie Holliday, interpretada por Caroline Cortes.
A escolha desses ícones do jazz também está relacionado à estação das flores. Coltrane (1926-1967) era conhecido por seu musicalidade e suas improvisações, que o colocavam tanto perto do rock já no final de sua vida quanto da música erudita.
Billie Holiday (1915-1959), considerada por muitos a maior cantora do gênero, adicionava ao mesmo tempo suavidade, suingue e sensualidade a suas interpretações.
A gastronomia também foi repensada para a nova edição. Carne de avestruz e cordeiro estão no menu oficial. Já a carta de vinhos terá rótulos da Europa Chile, Argentina e Austrália.
Segundo Macedo, devido ao sucesso de público, mais edições devem acontecer. "A ideia é produzir quatro eventos por ano. As apresentações serão realizadas até junho de 2010 com uma série de shows, sendo um para cada estação do ano. A primeira versão superou nossas expectativas com o público de Curitiba e também de várias cidades do Brasil durante os nove dias de festival."