O Jornal de Londrina inicia nesta segunda-feira (3) a campanha Ouro Verde Reconstruindo a memória. Trata-se de uma ação do jornal, estimulada pelo grupo GRPCOM, em prol da reconstrução do palco principal de Londrina, destruído por um incêndio em 12 de fevereiro de 2012.
Veja galeria de fotos do Teatro Ouro Verde
Assine a moção de apoio para a reconstrução do Ouro Verde
Para tanto, o jornal se reuniu com representantes de instituições londrinenses como Universidade Estadual de Londrina, Acil, Secretaria de Cultura de Londrina, Patrimônio Histórico, Sinduscon e Festival Internacional de Londrina Filo, entre outros, que trouxeram importantes contribuições à ideia de cultivar a memória do Ouro Verde.
A campanha pretende acompanhar a reconstrução sem se afastar do dever da cobrança, caso necessário. Também pretende valorizar um Ouro Verde que está além da importância arquitetônica, e que sobrevive em nossas memórias, de valor imaterial.
As ações da campanha incluem reportagens de acompanhamento da obra que está em fase de aprovação de projetos , buscando também histórias de diversos personagens que trabalharam, frequentaram e se emocionaram no Ouro Verde. Tenta, por fim, retratar como o londrinense se relaciona afetivamente com o teatro.
Integrado ao conteúdo impresso, o site Ouro Verde Reconstruindo a memória (www.jornaldelondrina.com.br/ouroverde) oferece também uma linha do tempo, o cronograma da reconstrução, um quiz com perguntas sobre o Ouro Verde, vários depoimentos, reportagens e imagens do teatro. É um site interativo e em constante atualização.
Lá, o leitor pode deixar seu depoimento, reavivar as lembranças, compartilhar histórias e acessar muitas informações sobre o espaço cujo projeto arquitetônico é de Villanova Artigas, um marco da arquitetura moderna brasileira. Lá, o leitor pode assinar a Moção de Apoio à Reconstrução do Ouro Verde.
Assine a moção de apoio para a reconstrução do Ouro Verde
Assim o JL cumpre também uma missão inerente ao jornalismo contemporâneo: o de ir além da notícia, tornando-se um agente de transformação social em prol do bem público.
Entre no site, assine a moção. Para que o Ouro Verde que frequenta nossa memória volte a ser um espaço físico não só restaurado, mas melhorado proporcionalmente à sua importância.
É uma campanha com prazo para acabar: o dia da reinauguração do nosso Ouro Verde.