Mel Gibson perdeu uma ótima oportunidade para se explicar perante as plateias do mundo. Nos Estados Unidos, ele vem sendo massacrado pela imprensa por seus problemas domésticos. Preferiu fugir da raia em Cannes, deixando à atriz e diretora Jodie Foster a tarefa de defender Um Novo Despertar. O filme passou ontem no festival, fora de concurso. É sobre um homem em crise que se comunica com o mundo por meio de um boneco, o fantoche de um castor. Até que ponto um diretor, ou diretora, também faz do ator o seu marionete?
Jodie, de volta a Cannes onde, como atriz mirim, participou de Taxi Driver, de Martin Scorsese que ganhou a Palma de 1975 , sabe que todo diretor se utiliza dos atores. O que ela espera é que os problemas de Mel acusado de agredir física e verbalmente sua ex-mulher russa não levem os críticos a ignorar o que, para ela, é a excelência do seu trabalho como ator.
Kaurismaki
Voltando à competição, ontem pela manhã passou o filme mais aplaudido pela imprensa, até agora. Le Havre, falado em francês, é um belíssimo trabalho do finlandês Aki Kaurismaki, na linha de seus êxitos precedentes em Cannes, O Homem sem Passado e Les Lumières du Faubourg. Alguns críticos torceram o nariz e acharam o filme simplório. Ainda deviam estar enlevados com a pretensão da sinfonia filosófica de Terrence Malick em A Árvore da Vida.
Há um tom no cinema de Aki Kaurismaki, uma maneira de escolher o ator, de enquadrá-lo em cenários quase sempre minimalistas, com apelo a trilhas que parecem ecos do passado (um velho tango de Gardel, uma canção de Edith Piaf). E os personagens são sempre marginais aqui, um velho engraxate de quem a companheira diz que é "uma criança grande". Ela é internada, com uma doença grave. Simultaneamente, ele encontra esse garoto africano, perdido no porto de Le Havre. Toma-o sob sua proteção. Vai fazer de tudo para que ele reencontre a mãe em Londres.
O festival tem tratado com insistência das relações entre adultos e crianças. E também tem se dividido entre filmes que retratam a doença do mundo e outros que, sem desconhecê-la, fazem apostas no otimismo. O filme dos Irmãos Dardenne, Le Gamin au Vélo, que cresce n a lembrança do espectador. O de Aki Kaurismaki, cujo simplismo é falso. O filme é muito elaborado, pensado. A simplicidade se adquire. É uma arte que exige depuração. E só muito superficialmente o espectador, o crítico, poderão dizer que Aki se repete. O cenário, Le Havre, a relação do imigrante já estabelecido com esse outro, que chega e a de ambos com o policial interpretado por Jean-Pierre Darroussin, ator frequente dos filmes de Robert Guediguian , tudo isso faz a diferença no novo Kaurismaki.
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