O clima de humor e aventura invade os cinemas de Curitiba neste fim de semana com a chegada de cinco novos filmes às salas de exibição da capital paranaense. De um lado, o aclamado diretor Robert Altman reúne um elenco de estrelas de Hollywood na comédia "A Última Noite". Do outro, a dupla Kevin Costner e Ashton Kutcher salvam vidas em alto mar no aventureiro "Anjos da Vida Mais Bravos que o Mar". Para o público que prefere filmes menos "badalados" ainda restam mais três opções das mais variadas e que transitam entre o drama, o suspense e o documental.
Uma rádio em um pequeno vilarejo no interior dos Estados Unidos é o palco do cômico e infame "A Última Noite". Na trama dirigida pelo diretor Robert Altman, de longas indicados ao Oscar como "M.A.S.H." e "Shot Cuts Cenas da Vida", uma série de catástrofes ocorre nos bastidores da última transmissão de um popular programa de rádio, que costuma apresentar apresentações ao vivo de bandas, além de falsos comerciais e algumas anedotas. Com a venda do prédio onde funciona a rádio, o último ato radiofônico de vários artistas dá lugar a várias revelações bombásticas e alguns casos de amor mal-resolvidos. Estrelas como Meryl Streep, Kevin Kline, Woody Harrelson, Lindsay Lohan e Tommy Lee Jones integram a "balbúrdia" durante os 105 minutos de exibição.
Outro grande nome de Hollywood estrela "Anjos da Vida Mais Bravos que o Mar". Kevin Costner é um legendário nadador de resgate que vive entre o fracasso vivido durante um acidente, e a busca por um novo talento para substituí-lo. Na tentativa de esquecer o passado, ele conhece um nadador talentoso durante suas aulas na Escola de Elite, um programa de treinamento que visa transformar jovens recrutas destemidos nos melhores nadadores de resgate. Porém, os dois vão travar um "duelo" de egos e opiniões durante os treinamentos. Será que somente após situações de perigo real a dupla de mestre e aprendiz conseguirá descobrir a importância de um para o outro?
A terceira novidade cinematográfica estrangeira vem diretamente da Argentina e traz grande identificação para os brasileiros que viveram as voltas com o período negro de ditadura militar no país. Em "Crônica de uma Fuga", um goleiro de um time da segunda divisão acaba seqüestrado sem motivos aparentes por agentes militares argentinos. Durante o seu período preso, ele vive o pior dos interrogatórios e das torturas, e leva tempo até que consiga descobrir o real motivo do seu cativeiro. Na cadeia, ele fica sabendo de um meticuloso plano em que fora envolvido, e que pretende libertar os principais líderes da luta armada.
Entre os longas brazucas, destaque para o independente "Cafuné", do diretor Bruno Vianna. O longa conta a trajetória de um jovem que mora na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, e que acaba envolvido com uma moça de classe média alta. Querendo ficar juntos, apesar das gritantes diferenças em que vivem, os dois terão de travar várias batalhas atrás do objetivo.
O documentário "Olhar Estrageiro" fecha a lista de novidades da semana. Dirigido por Lúcia Murat, o filme investiga a forma com que o cinema mundial vê o Brasil. Para isso, são entrevistados grandes nomes da indústria cinematográfica, como os atores Jon Voight e Michael Caine, além de outros atores, diretores e roteiristas. Além disso, cerca de 100 pequenas entrevistas com espectadores europeus e norte-americanos desvendam a opinião do mundo a respeito do maior país da América Latina.
Para saber os horários e endereços das exibições, confira a programação dos cinemas
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião