O ator e cineasta John Turturro vai distribuir por conta própria em setembro um musical pouco convencional que passou por vários percalços desde que ele o filmou, em 2004.
"Romance e Cigarettes" tem um elenco de primeira grandeza que inclui James Gandolfini, Susan Sarandon, Kate Winslet, Steve Buscemi, Christopher Walken, Bobby Cannavale, Mandy Moore, Mary-Louise Parker, Aida Turturro, Elaine Stritch, Eddie Izzard e Amy Sedaris.
Mas o filme da United Artists, que custou 11 milhões de dólares, caiu no limbo em 2005 quando a MGM, empresa mãe do estúdio, foi comprada por um consórcio liderado pela Sony Pictures.
A trama acompanha um operário da construção do Queens (Gandolfini) que tem problemas quando sua mulher (Sarandon) descobre que ele tem uma amante (Winslet). Os personagens cantam canções de James Brown, Engelbert Humperdinck e Bruce Springsteen, entre outros.
"Romance e Cigarettes" estreou no Festival de Cinema de Veneza em 2005 com a crítica dividida a seu respeito e no Festival Internacional de Toronto uma semana depois. Foi descrito por alguns como "pesadelo de karaokê" e "impossível de se assistir", mas, por outros, como "fantástico como musical" e "impossível de não se adorar".
Apesar de um investimento de menos de 5 milhões de dólares da United na compra dos direitos norte-americanos e para vários outros países, e apesar da participação dos irmãos Coen como produtores executivos, os criadores do filmes se viram mergulhados num atoleiro do qual levaram anos para sair.
Um porta-voz da Sony disse que os direitos de "Romance" em DVD hoje pertencem à Sony e, no cinema, à MGM.
A produção disse que Turturro convenceu os "poderes superiores" a lançar o filme em 7 de setembro no Film Forum de Nova York. Nos materiais de imprensa, ele aparece sem os nomes da MGM e da Sony e, segundo a divulgação, estaria sendo distribuído por Turturro.
"Romance" estreou em mais de 12 países no ano passado, arrecadando cerca de 2,5 milhões de dólares, principalmente na Itália. Não está claro se, nos EUA, o filme será exibido em cinemas fora de Nova York.
Deixe sua opinião