O jornalista Lucas Figueiredo é o convidado do "Sempre Um Papo", evento cultural que acontece no Teatro da Caixa, em Curitiba. Ele estará na capital paranaense nesta quarta-feira (26) para uma palestra e lançamento do livro-reportagem "Ministério do Silêncio - A História do Serviço Secreto Brasileiro: de Washington Luis a Lula" (Ed. Record).
"Ministério do Silêncio" recebeu menção honrosa do XXVII Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Trata-se do principal prêmio na área de direitos humanos no Brasil. A premiação deste ano coincide com um ciclo de eventos em memória de Herzog, no 30º aniversário de seu assassinato.
História
No livro revelador, o jornalista mineiro conta, com surpreendentes detalhes, a história do serviço secreto no Brasil. Entre outras coisas, o leitor fica sabendo, por exemplo, que o serviço secreto brasileiro, diferentemente da CIA e do Mossad (que estão voltados para o inimigo externo), tem poder para investigar e perseguir cidadãos brasileiros. Conforme o relato, nos 78 anos de existência, nascido muito antes do golpe militar de 64, o serviço secreto do Brasil acumula mais histórias de chantagens, perseguições políticas, cumplicidade em assassinatos, torturas e ocultação de cadáveres e estelionatos do que sucessos.
O Serviço Secreto brasileiro nasceu no início do século passado, deu os primeiros passos durante a década de 1950 e chegou à maturidade durante a ditadura militar (1964-1985), quando ganhou musculatura e vitalidade. Para a surpresa de muitos, não foi enquadrado com a redemocratização do país e, apesar do malabarismo dos comunicados oficiais dos governos de plantão de 1985 para cá, continua ativo.
Autor
Lucas Figueiredo já está trabalhando em pesquisas para seu novo livro, que pretende contar a história da atual crise brasileira. Natural de Belo Horizonte, Figueiredo foi repórter investigativo do jornal Folha de São Paulo por sete anos e atualmente é repórter especial do jornal Estado de Minas. Escreveu para as revistas Playboy, República, Primeira Leitura e Defue Sud (Bélgica). Recebeu três prêmios de jornalismo: BDMG, Folha e Esso.
O "Sempre em Papo" é um evento gratuito.
Serviço: "Sempre Um Papo" com o jornalista Lucas Figueiredo. Quarta-feira (26) às 19h30 no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280). Entrada Franca.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião