2009, cem anos depois do assassinato de Euclides da Cunha (1866-1909), está sendo marcado por vários eventos ligados ao autor de Os Sertões, obra que de certa maneira eternizou o conflito de Canudos. Hoje, a partir das 19 horas, acontece na livraria Itiban o lançamento do álbum de quadrinhos A Revolta de Canudos, que une textos de André Diniz com ilustrações de José Aguiar.
Aguiar, que além de autografar também participa de bate-papo, conta que o livro foi feito de maneira inusitada. A Escala Educacional encomendou a obra ano passado. Durante alguns meses, Diniz, que vive em Petrópolis (RJ), produziu o texto. Recentemente, Aguiar recebeu o texto final, já editado, e teve apenas 40 dias para fazer todas as ilustrações.
A Revolta de Canudos conta, de maneira resumida e pedagógica, o que foi o conflito no sertão baiano, em que sertanejos, liderados por Antônio Conselheiro, desafiaram o então poder constituído e, posteriormente, foram massacrados pelo exército brasileiro.
Aguiar, conhecido pelo seu trabalho Quadrinhofilia, apresenta outras informações sobre o livro em seu blog: www.joseaguiar.com.br/blog. Serviço: A Revolta de Canudos, de André Diniz e José Aguiar. Escala Educacional. 48 págs. R$ 22,90. Sessão de autógrafo e bate-papo, com José Aguiar. Hoje (17), a partir das 19h. Itiban (Av. Silva Jardim, 845). Mais informações (41) 3232-5367.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia