A atriz Kate Winslet ganhou seu primeiro Oscar neste domingo, pelo papel de uma alemã com um passado ligado ao nazismo no drama "O Leitor".
Estrela de "Titanic", Winslet tem 33 anos e foi indicada cinco vezes nos últimos 13 anos, mas sempre voltou para casa de mãos vazias.
Além do Oscar, ela ganhou neste ano dois Globos de Ouro, o prêmio do Sindicato de Atores, um Bafta e vários outros prêmios da crítica.
"À academia, muito obrigada. Meu Deus", ela disse.
Ela disse que estaria mentindo se dissesse que nunca praticou um discurso de agradecimento para o Oscar. "Acho que tinha uns 8 anos e olhava para o espelho do banheiro. E isso aqui era uma embalagem de shampoo", disse, apontando para a estatueta. "Bem, não é uma embalagem de shampoo agora!"
Além de sua aclamada performance em "O Leitor", Kate Winslet foi reconhecida pelo papel de uma dona de casa desiludida em "Foi Apenas um Sonho". Os dois filmes foram lançados com duas semanas de intervalo um dos outro.
Em seu discurso, Winslet reconheceu o talento de suas competidoras (Meryl Streep, Anne Hathaway, Angelina Jolie e Melissa Leo), chamando-as de "deusas".
Winslet disse que o papel de Hanna Schmitz - ex-guarda de uma prisão nazista que tem um caso com um adolescente mais de uma década depois - foi o mais difícil de sua carreira, pois não havia nada em sua vida que se parecesse com aquilo.
"Estar na pele de uma pessoa tão complexa, que viveu uma vida tão isolada por tantas razões diferentes, foi difícil e bastante solitário às vezes", disse ela à Reuters em uma entrevista recente.
Winslet ficou famosa internacionalmente em 1997, com o sucesso de bilheterias "Titanic" - mas, em vez de continuar em Hollywood, ela optou por continuar a fazer filmes mais densos, em sua terra natal, a Grã-Bretanha.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião