Tudo Que o Céu Permite (foto ao lado)
(All That Heaven Allows. EUA, 1954). Direção de Douglas Sirk. Com Jane Wyman, Rock Hudson e Agnes Moorehead. Romance. 89 min. Classificação indicativa: 14 anos.
Sai pela primeira vez em DVD no Brasil um dos grandes filmes de Douglas Sirk (Palavras ao Vento), com uma hora de extras, incluindo um documentário com recordações do diretor. Rock Hudson (Assim Caminha a Humanidade) e Jane Wyman (Farrapo Humano) protagonizam o melodrama ambientado em uma típica cidade americana dos anos 50, onde uma respeitável viúva redescobre o amor ao se apaixonar pelo seu jardineiro, 15 anos mais novo. Para viver a relação, ela terá de enfrentar a reprovação dos amigos e dos filhos. Sirk se vale do melodrama para revelar, com sofisticação, a hipocrisia e os preconceitos por trás da fachada do american way of life.
Do Começo ao Fim (foto 1)
(Do Começo ao Fim, 2009). Direção de Aluizio Abranches. Com Rafael Cardoso, João Gabriel Vasconcellos e Júlia Lemmertz. Drama. Classificação indicativa: 18 anos.
Júlia Lemmertz volta a trabalhalhar com o diretor e roteirista Aluizio Abranches, com quem havia filmado Um Copo de Cólera. Novamente, a dupla faz uma obra ousada. Em Do Começo ao Fim, a atriz interpreta uma médica que já tinha um filho, o garoto Francisco (interpretado, na infância, por Lucas Cotrim, e, adulto, por João Gabriel), antes de se casar com o arquiteto Alexandre (Fábio Assunção). Dessa nova relação, nasce Thomás (Gabriel Kaufman/Rafael Cardoso). Os dois meio-irmãos são criados juntos, mas entre eles cresce uma paixão sólida, que será primeiro percebida pela mãe. A trilha sonora é de André Abujamra.
Quincas Berro DÁgua (foto 2)
(Quincas Berro DÁgua, 2010). Direção de Sérgio Machado. Com Paulo José, Marieta Severo e Mariana Ximenes. Comédia. Classificação indicativa: 14 anos.
Quincas Berro DÁgua, criação do baiano Jorge Amado, foi transposta da literatura ao cinema pelo diretor Sérgio Machado com a coerência de quem filma personagens vivendo intensamente, como fez em Cidade Baixa. Encontrado morto, Quincas desencadeia um choque cultural nos familiares engomadinhos que havia abandonado anos antes. A filha (Mariana Ximenez) e o genro (Vladimir Brichta) agora se veem obrigados a dividir o velório com uma classe de gente que não suportam, os derradeiros companheiros de esbórnia do pai. Sempre de olhos fechados, com o corpo desconjuntado sendo carregado de cima abaixo, Paulo José faz do morto uma figura impagável.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião