De Repente É Amor (EUA, 2005). Direção de Nigel ColeCom Ashton Kutcher, Amanda Peet, Kaithryn Hahn. 108 min. Buena Vista (DVD)
Sem acrescentar muito ao gênero, a comédia romântica dirigida por Nigel Cole cria um conflito bem claro ao abalar o racional Oliver (Kutcher) com uma paixonite irracional. O jovem recém-formado segue uma pauta rígida para alcançar seus objetivos profissionais, mas a bela, intuitiva e indisciplinada Emily (Peet) cruza o seu caminho. Atraídos um pelo outro, o pé no chão do rapaz contrasta "viver o momento" da moça. Sem conseguir construir um relacionamento estável, o casal continua se encontrando esporadicamente por mais sete anos. GG1/2
O Selvagem da Motocicleta (EUA, 1983) Direção de Francis Ford Coppola. Com Matt Dillon, Mickey Rourke, Diane Lane, Dennis Hopper e Diana Scarwid. 94 min. Universal Home Video (DVD).
Quando esteve em Curitiba, Francis Ford Coppola disse que cozinhar é tão gratificante quanto fazer cinema, com a vantagem de ser menos estressante. Infelizmente para nós, o fogão substituiu a câmera, enquanto a fonte que nos trouxe O Poderoso Chefão parece ter secado completamente nos anos 90, culminando no xarope Jack (1996). Resta (re)ver os trabalhos mais vigosrosos, como O Selvagem da Motocicleta, incursão de Coppola na juventude americana (iniciado em Vidas sem Rumo). A trama é sobre Rusty James (Dillon), jovem subjugado pela fama de seu irmão mais velho (Rourke). Sem família nem amigos, Rusty buscará meios de se afirmar na sociedade. GGGG1/2
Vampiros de Alma (EUA, 1956). Direção de Don Siegel. Com Kevin McCarthy, Dana Wynter, Larry Gates e King Donovan. 80 min. Magnus Opus (DVD).
Don Siegel é, injustamente, um nome menos conhecido, do cinema americano, muito em função de uma carreira de filmes B. Seu olhar da América é quase sempre crítico e cercado de polêmica. No caso da ficção científica de Vampiros de Alma, um conto de terror sobre extraterrestres é subvertido para falar da Guerra Fria. No enredo, o médico Miles (McCarthy) retorna a uma pequena cidade na Califórnia e se surpreende com os relatos de pacientes que acusam os próprios familiares de serem impostores. A ambigüidade da história e sua ressonância transformaram o filme em um clássico B. GGGG
Classificações: * Indicado. GGGGG Excelente. GGGG Muito bom. GGG Bom. GG Regular. G Fraco. 1/2 Intermediário.