Nhô Guimarães Romance-Homenagem a Guimarães RosaAleilton Fonseca(Bertrand Brasil, 176 págs., R$ 29). Romance.
Homenagem ao escritor João Guimarães Rosa no ano em que se comemora o meio século da publicação de Grande Sertão: Veredas, o romance do baiano Aleilton Fonseca é apresentado como "um saboroso As Mil e Uma Noites sertanejo", em referência ao clássico árabe narrado por Xerazade. O escritor procura trabalhar a linguagem de forma imaginativa e cria um personagem que conta episódios e causos inspirados no imaginário popular brasileiro e no universo rosiano. Daí Nhô Guimarães, pois Rosa era um exímio contador de histórias. Apesar da homenagem, o livro não se pretende uma obra para iniciados. Fonseca nasceu em 1959 e vive em Salvador.
Do Cinetoscópio ao Cinema Digital Breve História do Cinema AmericanoA. C. Gomes de Mattos(Rocco, 240 págs., R$ 31). Cinema.
O autor assume o desafio de contar de forma brevíssima a história do cinema americano. O subtítulo do livro ficaria mais preciso se, nele, fosse incluída duas palavras a mais. Gomes de Mattos, na verdade, conta a história da técnica no cinema americano (embora isso esteja implícito ao falar de cinetoscópio e recursos digitais). Além do aspecto técnico, o autor trata de dados econômicos, estéticos e sociais em 112 anos de uma das indústrias mais rentáveis da América. O que ele não faz, porém, é falar de atores e diretores. Filmes aparecem um pouco. No final do livro, há uma lista de títulos organizados por ano de produção. Um ponto alto da obra é quando fala sobre o surgimento de Hollywood com os estúdios Warner, MGM e outros.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião