• Carregando...

Nhô Guimarães – Romance-Homenagem a Guimarães RosaAleilton Fonseca(Bertrand Brasil, 176 págs., R$ 29). Romance.

Homenagem ao escritor João Guimarães Rosa no ano em que se comemora o meio século da publicação de Grande Sertão: Veredas, o romance do baiano Aleilton Fonseca é apresentado como "um saboroso As Mil e Uma Noites sertanejo", em referência ao clássico árabe narrado por Xerazade. O escritor procura trabalhar a linguagem de forma imaginativa e cria um personagem que conta episódios e causos inspirados no imaginário popular brasileiro e no universo rosiano. Daí Nhô Guimarães, pois Rosa era um exímio contador de histórias. Apesar da homenagem, o livro não se pretende uma obra para iniciados. Fonseca nasceu em 1959 e vive em Salvador.

Do Cinetoscópio ao Cinema Digital – Breve História do Cinema AmericanoA. C. Gomes de Mattos(Rocco, 240 págs., R$ 31). Cinema.

O autor assume o desafio de contar de forma brevíssima a história do cinema americano. O subtítulo do livro ficaria mais preciso se, nele, fosse incluída duas palavras a mais. Gomes de Mattos, na verdade, conta a história da técnica no cinema americano (embora isso esteja implícito ao falar de cinetoscópio e recursos digitais). Além do aspecto técnico, o autor trata de dados econômicos, estéticos e sociais em 112 anos de uma das indústrias mais rentáveis da América. O que ele não faz, porém, é falar de atores e diretores. Filmes aparecem um pouco. No final do livro, há uma lista de títulos organizados por ano de produção. Um ponto alto da obra é quando fala sobre o surgimento de Hollywood com os estúdios Warner, MGM e outros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]