O Pacto (Japão, 2002). Direção de Sion Sono.Com Ryo Ishibashi, Akaji Maro, Masatoshi Nagase, Saya Hagiwara e Hideo Sako. Europa Filmes.
Herdeiro do cinema asiático de ultraviolência, O Pacto é uma produção independente do diretor Sion Sono (um dos principais nomes do cinema underground japonês), em que 54 estudantes todas garotas cometem um suicídio coletivo em uma estação de metrô, em Tóquio. Uma série de outras mortes em grupo acontecem por todo o país, causando pânico na equipe do detetive Kuroda (Ryo Ishibashi). À medida que as investigações avançam, novas descobertas mantêm o suspense do longa. Mas não sem uma dose de humor negro.
A Conquista da Honra (EUA, 2007). Direção de Clint Eastwood.Com Ryan Phillippe, Adam Beach, Jesse Bradford, Jamie Bell Ralph e Benjamin Walker. Warner Video.
O diretor Clint Eastwood (Menina de Ouro) reconstituiu a célebre Batalha de Iwo Jima (Japão), no fim da Segunda Guerra Mundial, a partir de dois pontos de vista: o de um grupo de fuzileiros americanos que retorna para os Estados Unidos para conseguir patrocínio para a guerra; e o de um tenente-general do exército japonês responsável pela resistência aos ataques americanos. Em A Conquista da Honra, a batalha da posse da ilha de Iwo Jima, que gerou uma imagem símbolo da vitória americana, com seis soldados fincando a bandeira americana no alto da montanha, leva cinco fuzileiros e um integrante do corpo médico da marinha de volta aos EUA, onde são tratados como heróis, mas devem enfrentar seus próprios fantasmas. GGGG1/2
Cartas de Iwo Jima (EUA/Japão, 2006). Direção de Clint Eastwood.Com Ken Watanabe, Kazunari Ninomiya, Tsuyoshi Ihara, Ryo Kase e Shido Nakamura. Warner Video.
A batalha de Iwo Jima vista a partir do exército japonês é construída por Clint Eastwood em Cartas de Iwo Jima, que funciona como uma espécie de contraponto (ou complemento) à A Conquista da Honra. Nele, o tenente-general Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), exímio estrategista que estudou nos Estados Unidos, chega à ilha de Iwo Jima para coordenar a resistência japonesa. Apesar de saber que as chances de sobrevivência são mínimas, Kuribayashi e seus soldados escrevem cartas para suas mulheres e familiares, que serviram para reconstruir um retrato da batalha pela ótica dos japoneses. GGGG
Um Beijo a Mais (EUA, 2006).Direção de Tony Goldwyn. Com Zach Braff, Jacinda Barrett, Casey Affleck e Rachel Bilson. Imagem Filmes.
Refilmagem do filme italiano O Último Beijo, de Gabriele Muccino (mesmo diretor de À Procura da Felicidade), a comédia dramática acompanha a história de Michael (Zach Braff, da série Scrubs), que está prestes a se casar com Jenna (Jacinda Barret), com quem namora há três anos. Mas, ao conhecer uma jovem de 18 anos por quem se sente instantaneamente atraído, Michael, prestes a completar 30 anos, coloca em xeque seu casamento e a vida que levou até então. A direção fica a cargo de Tony Goldwyn (Alguém Como Você), com roteiro de Muccino e Paul Haggis, diretor de Crash No Limite e roterista de Menina de Ouro.
Sonhos com Xangai (China, 2005). Direção de Wang Xiaoshuai. Com Gao Yuanyuan, Li Bin, Yan Anlian, Tang Yang. Imagem Filmes.
Durante a década de 60, o governo chinês incentivou fábricas a se instalarem na região árida do ocidente do país, como forma de resistência a uma possível invasão soviética. Wu Zemin (Yan Anlian) foi um dos que abandonaram Xangai, junto com a família, para se estabelecer no interior. No entanto, com a abertura da China a partir da década de 80, Zemin decide retornar à sua cidade natal, e por isso se opõe ao namoro da filha, de 19 anos, com um jovem do local. O amor do casal os leva a enfrentar o pai da moça, encontrando meios para manter o relacionamento mesmo com a oposição da família. O filme foi premiado pelo júri no Festival de Cannes.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião