• Carregando...
 | Reprodução
| Foto: Reprodução

Títulos

Saiba mais sobre alguns livros na área de dieta e saúde que serão lançados pelas editoras ainda neste semestre:

Método Dukan – IlustradoRecém-lançado pela Best Seller, traz o mesmo método de Eu Não Consigo Emagrecer na versão ilustrada, com atualização dos exercícios e algumas receitas. Neste ano, a editora publicará outros livros do Dr. Dukan, um deles apenas com receitas.

Emagreça e Saiba Como

Livro do médico Alfredo Halpner, que participa de um dos quadros do programa Bem Estar, da Rede Globo. Sai ainda neste semestre pela Best Seller.

A Dieta dos Dois Dias

Fenômeno na Inglaterra, chega ao Brasil em junho pela Sextante, e prega um regime de apenas dois dias com pouquíssimas calorias para ativar o metabolismo.

Crianças Francesas Comem de Tudo

Comprado pela editora Alaúde na última Feira de Frankfurt, terá versão brasileira em 2013.

Repare nas estantes de lançamentos ou mais vendidos de uma grande livraria: com certeza, pelo menos um dos títulos falará de dieta, emagrecimento ou alimentação saudável. Nos últimos meses, também foi praticamente impossível não ouvir falar no nome do médico francês Pierre Dukan, cujo método rápido para perder peso virou febre no mundo todo. Seu livro, Eu Não Consigo Emagrecer, relançado no Brasil em outubro de 2012, virou fenômeno: já vendeu mais de 100 mil cópias no país. Mas Dukan não está sozinho. Há vários autores fazendo sucesso neste mercado que, dizem as editoras, é promissor e rentável.

No fim do contrato com a Ediouro (que publicou o livro pela primeira vez), a obra foi novamente para leilão e conquistada pela Best Seller, do grupo Record. Além das readequações, a estratégia de marketing do livro coincidiu com o lançamento do site de Dukan no Brasil (com programa de acompanhamento pago para emagrecimento), e o médico veio ao país para o lançamento, com status de celebridade. A Best Seller não abre o valor da venda. "Foi alto, mas o retorno tem sido compensador", diz a diretora-editorial Raïssa Castro, que afirma que o mês de lançamento ajudou nas vendas. "Próximo do fim de ano, quando as pessoas estão planejando suas mudanças de hábito, é sempre um bom período."

A exposição de um livro na mídia e o trabalho para que ele "pegue imediatamente", é essencial neste mercado, opina o sócio da Sextante, Marcos Pereira. "O Dukan teve uma enorme entrevista no programa da Ana Maria Braga (da Rede Globo), que virou a nossa Oprah Winfrey (apresentadora de grande sucesso nos Estados Unidos)". A Sextante chegou a analisar Eu Não Consigo Emagrecer, mas optaram pela Dieta dos 17 Dias, do médico Mike Moreno, que ficou 25 semanas entre os primeiros na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times. "Achamos o livro mais fácil para a realidade brasileira. Ele foi muito bem, mas não tem como ter dois sucessos monumentais juntos."

Já a Paralela, braço da Companhia das Letras com foco em publicações de entretenimento, colocou no mercado Sua Vida em Movimento, do educador físico Marcio Atalla, responsável pelo emagrecimento dos apresentadores Renata Ceribelli e Zeca Camargo e de Ronaldo Fenômeno no quadro "Medida Certa", do Fantástico – desde o lançamento em setembro de 2012, foram mais de 10 mil cópias vendidas.

Novamente, a visibilidade do autor ajuda no sucesso do livro. "Foi uma experiência ótima. Na semana passada, o Márcio inaugurou o auditório da livraria Martins Fontes [em São Paulo], e a palestra lotou. Também não teve uma pessoa que saiu sem o livro", conta a editora da Paralela, Lilia Zambon, que acredita haver um público grande no Brasil para esse tipo de publicação. "Você vê cada vez mais gente correndo e usando a bicicleta. Livros de dieta e afins acabam tendo uma procura maior." A Paralela pretende investir na área, mas é criteriosa na seleção. "Os EUA têm uma série de livros de dieta, e estamos acompanhando. Porém, pessoas da nossa equipe até testam o regime antes para ver se funciona. Às vezes, faz sucesso nos EUA e é inadequado para o Brasil."

Particularidades

Além do cuidado de adaptar as dietas para a realidade brasileira, trocando produtos comuns nos EUA e Europa por outros mais regionais, as editoras também assumem o risco da curva de vendas, que é decrescente. A Sextante, por exemplo, que lançou A Dieta de South Beach há 10 anos, vendeu o livro bem por cinco anos (chegaram a 100 mil em um ano). Hoje, são 4 mil exemplares em 12 meses. "É quase residual", ressalta Pereira.

Para manter Eu Não Con­sigo Emagrecer em alta, a Best Seller lançará outros títulos de Dukan em 2013, e o médico estará no país novamente esta semana para promover a versão ilustrada. O contato do autor com o leitor é primordial no segmento, salienta o diretor-geral da Alaúde, Antônio Cestaro – a editora é focada em publicações de comida saudável e vegetariana, e teve um dos títulos, A Cozinha Vegetariana de Astrid Pfeiffer, premiado com o Gourmand World Cookbook Awards em 2012. Segundo ele, a relação mais próxima ajuda a evitar um decréscimo acentuado na curva de vendas. "Nosso catálogo é diversificado, mas passamos um bom tempo priorizando autores nacionais. O livro de fora perde um pouco pela falta da presença do autor para interagir."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]