Passado um ano às voltas apenas com a literatura nacional no projeto Brasis Leituras Plurais, Mauro Zanatta e Flávio Stein ampliam as fronteiras geográficas das obras de prosa e poesia que serão apresentadas mensalmente no Teatro da Caixa durante 2010, inaugurando nova empreitada, que batizaram de XX Narrativas do Século XX.
A primeira edição acontece hoje, às 21 horas, no espaço cultural localizado na Rua Conselheiro Laurindo, 280. Stein dirige a leitura de O Imitador de Vozes, do escritor austríaco Thomas Bernhard, que iniciou sua carreira escrevendo versos (e cuja acidez contra sua Viena natal inspirou o dramaturgo Marcos Damaceno a gestar o espetáculo Árvores Abatidas); e de O Bairro, de autoria do angolano Gonçalo Tavares, cuja estreia literária ocorreu em 2001 com O Livro da Dança. O africano é vencedor tanto do Prémio José Saramago de 2005 quanto do Portugal Telecom de 2007.
A cada evento, participam um músico convidado desta vez é Fábio Mazzon e um mediador Luís Bueno. O foco do projeto é mais literário do que teatral, mantendo a ambição de valorizar a literatura dita em voz alta, dando especial cuidado à melodia e ritmo dos textos e à intenção das palavras. Com isso, o que se propicia é a leitura socializada como uma prática que retira o leitor do isolamento e submete suas dúvidas e incompreensões a um diálogo com outros interessados.
O ingresso é um livro não-didático. Mais informações, pelo telefone (41) 2118-5111.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião