Baseado em Sinfonias da Vida, um dos livros mais conhecidos da poeta paranaense Helena Kolody (1912 – 2004), o 6.º Circuito Poético de Curitiba começa hoje e apresenta 17 poesias declamadas pelas atrizes Aline Fontoura e Bia Franzolin. Até o próximo domingo, cinco locais abrigam as apresentações, idealizadas por Janice Zanatta. O evento passa pela Fnac, Casa do Barão, Hermes Bar, Beto Batata, Dom Max Batel e, como não poderia deixar de ser, pela Casa de Artes Helena Kolody.

CARREGANDO :)

Além das leituras dramáticas a partir das criações célebres como "Saga", "Jovem" e "A Hora de Partir" e "Arco-Íris" ("Arco-íris no céu./ Está sorrindo o menino/ que há pouco chorou."), o público assiste a um vídeo produzido em DVD por Janice sobre a poetisa e pode ganhar um exemplar do livro de Helena editado pelo Grupo Positivo (serão sorteados quatro exemplares em cada apresentação). Narrado e viabilizado pela irmã Olga Kolody, de 91 anos, a produção aborda aspectos relacionados à vida e à obra da autora. "Tive acesso a documentos valiosos, como cartas que a Helena Kolody recebeu de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles e Raquel Prado", revela Janice, que identifica nos escritos de Helena uma espécie de "alegria nostálgica". Ela ficou impressionada também com a biblioteca "vasta" mantida por Olga Kolody e com curiosidades – como os poemas dedicados ao Paulo Leminski.

Na sua opinião, "já era hora de homenagear a poeta", um dos símbolos da literatura paranaense que nunca hesitou em descrever seu amor por Curitiba, cidade onde viveu boa parte de sua vida. No poema "Curitiba, Cidade-Menina", escreveu: "Estudantes eletrizavam a cidade/ com sua ruidosa juventude./ Acotovelavam-se risos e conversas de crianças,/ pombos brancos a caminho da escola./ Recordo Curitiba adolescente.../ Uma névoa de saudade/ me envolve o coração".

Publicidade

A 6.ª edição do Circuito Poético mantém o formato dos anteriores. "Faço questão de manter o mesmo formato – até o mesmo cartaz", explica a produtora, que espera ver o evento durar muito. Neste ano, a única diferença é que, por ter escolhido uma escritora local, surgiu a possibilidade de gravar referências do escritor-tema in loco. Em anos anteriores, ao tratar de Maiakóvski e de Fernando Pessoa, por exemplo, Janice tinha acesso apenas a livros.

Serviço: 6.º Circuito Poético de Curitiba – Helena Kolody em Sinfonias da Vida. Confira quadro com a programação nesta página. Informações: (41) 3228-1934.