Abraham Lincoln, o presidente dos EUA que venceu a Guerra Civil e que colocou fim à escravidão, ficou no topo da lista dos cem norte-americanos que mais influenciaram a história do país, mostrou uma pesquisa divulgada esta semana.
A revista Atlantic Monthly pediu a dez historiadores importantes que classificassem, por ordem de importância, os norte-americanos que tiveram maior impacto na história dos EUA.
Entre as outras figuras que ficaram nas dez primeiras posições estão os presidentes George Washington, Thomas Jefferson, Woodrow Wilson e Franklin D. Roosevelt, bem como o líder dos direitos civis Martin Luther King Jr.
Também fizeram parte da lista Alexander Hamilton, Benjamin Franklin, John Marshall (presidente da Suprema Corte de Justiça dos EUA) e o inventor Thomas Edison.
Mais de 30 escritores, entre os quais o romancista Mark Twain e o poeta Walt Whitman, ficaram entre as cem figuras mais influentes.
O editor da revista, James Bennet, afirmou, em um comunicado, que a lista havia sido pensada para incentivar o debate sobre quem havia influenciado a história do país e como isso teria acontecido.
Ele perguntou, por exemplo, como "Bill Gates pode ficar à frente de Elvis Presley, ou Presley à frente de Lewis e Clark", referindo-se ao capitão Meriwether Lewis e ao segundo tenente William Clark, que realizaram uma viagem de exploração até a costa do Pacífico, no século 19.
Também participou da elaboração da lista a autora e historiadora Doris Kearns Goodwin, vencedora do Prêmio Pulitzer. Goodwin afirmou ter procurado colocar na lista pessoas que permitiram a outras levar "vidas mais plenas - material, psicológica, cultural e espiritualmente".
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião