Nos anos da guerra fria, a imagem final do "Planeta dos macacos" chocou como uma realidade plausível. O personagem de Charlton Heston desesperado diante dos destroços da Estátua da Liberdade, num monólogo sobre a estupidez humana que destruíra o planeta.
Uma das revelações mais chocantes na linha "sabe quem é seu pai de verdade?" aconteceu no quinto episódio de "Guerra nas Estrelas - O império contra-ataca", quando o vilão Darth Vader revela ao mocinho Luke Skywalker que é seu pai. Desesperado, Luke nem pensa em pedir um exame de DNA e pula no abismo.
De John Waters se espera tudo incluindo um dos momentos mais vomitanets da história do cinema. Em "Pink Flamingos" (1972), o travesti Divine come fezes de cachorro, levando muita gente na platéia a correr para o banheiro. Waters disse que na época recebeu muita merda pelo correio e até arranjos de flores feitos de excrementos.
Todas as cenas de assassinato em "O poderoso chefão" (1972) não têm o impacto daquela em que o poderoso produtor de Hollywood Jack Holtz (John Marley) acorda em sua suntuosa mansão todo ensopado de sangue e descobre, com supremo horror, a cabeça de seu garanhão premiado na sua cama. Isso porque recusou um pedido de Don Corleone (Marlon Brando) para dar um papel de protagonista a seu protegido Johnny Fontaine.