Palestra
Filosofia e a Interferência no Processo Criativo da Literatura
Com os escritores e filósofos Gustavo Luiz Gava e Ottavio Lourenço. Livrarias Curitiba do Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2.775, Centro), (41) 3330-5118. Hoje, às 19h30. Entrada franca.
Filosofia e literatura irão convergir hoje, a partir das 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação. Os filósofos e escritores curitibanos Gustavo Luiz Gava e Ottavio Lourenço discutirão as fronteiras, territórios e afluentes entre a produção literária e a história do pensamento filosófico.
De Diderot a Sartre, a palestra, intitulada Filosofia e a Interferência no Processo Criativo da Literatura, discutirá especificamente dois tópicos: a influência do Iluminismo nas obras de Machado de Assis e Anton Chekhov mestre russo do conto , e o engajamento da filosofia na construção das bases teóricas da literatura.
"É evidente que a filosofia tem profunda importância na forma como compreendemos a literatura. Os debates sobre o fazer literário e suas particularidades encontraram forte ressonância no discurso filosófico, sempre pautado pelos problemas estéticos e de linguagem", alega Ottavio Lourenço, poeta e músico, vocalista da banda de metal Choke.
Gustavo Luiz Gava, por sua vez, tratará também da necessidade de aproximar o universo filosófico das crianças. Para ele, a construção do sujeito e a produção ficcional se completam. "As experiências das pessoas com a escrita demandam intenção ideológica e projeção de mundo. Todo olhar individual é aplicável à vida e ao entendimento da complexidade da humana", afirma Gava.
Relançamentos
A noite também será marcada pelo relançamento de livros dos dois autores, respectivamente, E Se Não Existisse? e Sombrio & Tropical, ambos de 2013, publicados pela Editora InVerso.
A editora, com catálogo abrangendo de literatura infantil a educação financeira, é caracterizada por identificar e lançar novos autores no mercado literário. "Trazer dois autores, atuantes em áreas tão complexas e profundas, é uma oportunidade dupla de promover os livros dos escritores locais e pensar a literatura, o seu processo de criação, para além de sua materialidade impressa", afirma Cristina Jones, proprietária da InVerso.
Após a palestra, haverá um bate-papo com os autores.
Deixe sua opinião