Serviço
Amor à Vida
Rede Globo. Segunda-feira a sábado, às 21 horas. Classificação indicativa: 12 anos.
Muito da aproximação entre Thales (Ricardo Tozzi) e Natasha (Sophia Abrahão) em Amor à Vida se deu por conta do interesse da dupla pela literatura. Os dois trocam dicas e aparecem lendo livros constantemente em cena. Bernarda (Nathália Timberg) é outra leitora voraz da trama das 21 horas, e até o malandro Guto (Márcio Garcia) já apareceu com livros nas mãos mais de uma vez ainda que estivesse disfarçando mais do que lendo.
O expediente, que vem chamando a atenção dos espectadores, foi a forma usada por Walcyr Carrasco, ele mesmo escritor e apaixonado por leitura, para estimular o hábito em quem assiste à trama.
"A ideia é mostrar a leitura como algo que faz parte da vida. Para escolher os títulos que coloco no texto, primeiro preciso conhecer o livro e suas qualidades; segundo, passar por todos os gêneros, da poesia a livros teóricos, ficção e até autoajuda. Meu critério é sempre que livro aquele personagem leria. A Natasha lê principalmente a nova literatura fantástica brasileira. Bernarda já gosta de livros mais densos", explica Walcyr.
O livros servem ainda como instrumento de interação: Félix (Mateus Solano) ofereceu o título Sabedoria Judaica, de Arnaldo Niskier, a Pérsio (Mouhamed Harfouch), enquanto Bernarda deu de presente para Pilar um exemplar de O Que Realmente Importa, de Anderson Cavalcante. Silvia (Carol Castro) presenteou Michel (Caio Castro) com Solidão no Fundo da Agulha, de Ignácio Loyola Brandão.
Desde cedo
Além disso, na trama, o hábito da leitura vem desde a infância: Jayminho (Kayky Gonzaga) é sempre retratado com um título nas mãos, assim como Paulinha (Klara Castanho), que já leu Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. A repercussão, segundo Carrasco, é das melhores.
"Tive alguns retornos importantes. Ana Maria Machado mandou e-mail elogiando minha postura, e o Arnaldo Niskier me expressou pessoalmente a importância que vê nesse tipo de iniciativa. Outro dia, quando mostrei a literatura infantil, um amigo me procurou dizendo que o filho dele de 10 anos queria conselhos sobre o que ler a partir de agora. Achei linda essa reação."
Deixe sua opinião