• Carregando...
Registro do evento no ano passado, com a presença de Jards Macalé: periferia quer se fazer ouvir | Rosilene Milotti/ Divulgação
Registro do evento no ano passado, com a presença de Jards Macalé: periferia quer se fazer ouvir| Foto: Rosilene Milotti/ Divulgação

Programe-se

Festa Literária das Periferias (Flupp)

Teatro Peça por Peça (R. Emílio Romani, 316, Vila Verde – CIC). Dias 25 e 26 de abril. Inscrições pelo site www.flupp.net.br.

A Vila Verde, na Cidade In­­­dustrial de Curitiba (CIC), será o palco da primeira edição da Festa Literária das Periferias (Flupp) fora do Rio de Janeiro.

Em seu terceiro ano de vida, o festival "marginal" irá percorrer quatro cidades do país que receberão jogos da Copa do Mundo, começando por Curitiba, onde o evento acontece nos dias 25 e 26 de abril.

"Optamos por começar aí por dois motivos: Curitiba é uma das principais capitais leitoras do Brasil e há uma cena literária muito interessante acontecendo neste momento na cidade", explica Julio Ludemir, um dos idealizadores do evento.

Iniciada em 2012 como Festa Literária das UPPs, nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro, a festa mudou de nome, mas manteve o propósito de promover a formação de leitores e novos autores a partir de debates realizados em regiões carentes.

Neste ano, o festival roda o país com o nome de Flupp Brasil e, após a edição em Curitiba, vai passar pelas comunidades de Alagados, em Salvador; Cidade Tiradentes, em São Paulo; e no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

"Há uma periferia gritando, pedindo para falar e há uma necessidade de políticas públicas capazes de ouvir este recado", observa Ludemir.

Em dois tempos

A Flupp Brasil em Curiti­­ba acontecerá em duas etapas: primeiro haverá um encontro literário entre escritores do Brasil e de outros países que têm seleções classificadas para a Copa do Mundo deste ano, caso do México, Irã e Argélia, que vão debater o "local e o global" na literatura.

Alguns dos nomes confirmados nesta fase do evento são os escritores Cristovão Tezza, o mexicano Juan Pablo Villalobos e o sul-coreano Kim Young-ha.

Depois, haverá um debate sobre quatro grandes pensadores brasileiros: Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Hollanda, Mário de Andrade e Darcy Ribeiro. Após o encerramento do ciclo de debates, o público participante poderá enviar textos, poemas e narrativas curtas, que serão analisados pelos curadores do evento e selecionados para a publicação no livro da Flupp no Brasil.

Nas duas primeiras edições, a Flupp lançou quatro livros e 84 novos autores selecionados a partir de oficinas promovidas em comunidades cariocas. Neste novo formato, o evento apresentará 40 novos autores. O lançamento do livro deverá acontecer em agosto desse ano.

"Queremos produzir textos pautados por estas palestras que investigam a formação do Brasil. Não é um dever de casa. Temos certeza de que vamos encontrar talentos e vamos tentar ajudá-los a entrar no mercado de livros", disse Ludemir.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]