Programação
Confira dois destaques do evento nesta quarta-feira:
Meio-dia
Olhar Estrangeiro
Exibição do documentário Olhar Estrangeiro, de Lúcia Murat (2006). Baseado no livro O Brasil dos Gringos, de Tunico Amâncio, o filme mostra a visão que o cinema mundial tem do país.
12h30
Poesia Pública: Poesia dos Outros Mais Antigos
Os tradutores Mario Domingues e Guilherme Gontijo Flores leem textos de poesia traduzidos por eles, de poetas como Ovídio, Ezra Pound e Rainer Maria Rilke.
Mesa-redonda
Leituras Cruzadas, com Marcelo Coelho e Lourival Holanda
Praça Santos Andrade, (41) 3304-2266. Hoje, às 9h30. Entrada franca. É necessário fazer uma inscrição prévia no site www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao/curitiba/.
No terceiro dia da 32.ª Semana Literária do Sesc e da 11.ª Feira Universitária do Livro da Editora UFPR, a mesa-redonda Leituras Cruzadas tenta definir o que é o "leitor adulto" no Brasil.
O debate, às 9h30, será travado pelo autor e crítico literário pernambucano Lourival Holanda e o crítico e jornalista paulista Marcelo Coelho, com mediação do curador do evento, o escritor e diretor da Biblioteca Pública do Paraná Rogério Pereira.
A premissa do bate-papo é que o leitor se forma na infância, a partir dos livros de ficção. O problema seria definir o leitor na fase adulta: seria apenas aquele que continua lendo ficção ou os leitores de outras áreas como filosofia, antropologia e história também entram na cota de leitores?
Com ampla experiência acadêmica como professores e pesquisadores, os autores convidados irão tentar responder a essas e outras questões.
Para Coelho, livros de não ficção podem "perfeitamente ser um caminho para a literatura e, de resto, as biografias, os livros de história do Brasil e os de jornalismo são responsáveis pelos maiores best sellers ultimamente."
Ele se diz, porém, "cético" quanto à possibilidade de se conseguir "resgatar" para o mundo da literatura as crianças e adultos que não se interessam muito por isso.
A semana literária tem diversas atividades ao longo do dia na Praça Santos Andrade, em frente ao Prédio Central da UFPR. Confira ao lado outros destaques da programação.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião