O poeta curitibano Paulo Leminski completaria 71 anos de vida na próxima segunda-feira (24), e sua carreira ganha uma programação especial em dois espaços culturais de Curitiba. Entre os dias 24 e 29 de agosto, a Casa da Leitura (R. Padre Gaston, s/n – CIC) realiza leitura de poemas, exibição de filmes e pocket-shows com entrada franca.
Em paralelo, a Casa da Cultura Polônia Brasil promove o lançamento da edição bilíngue da obra “Meu Coração Polaco Voltou”, no dia 1º de setembro, um sarau poético e uma exposição inédita sob a curadoria de Aurea e Estrela Leminski, filhas do escritor.
Para iniciar as festividades na Casa da Leitura, a obra “(Quase) Toda Poesia” terá diversos poemas interpretados pelos contadores de histórias Leandro Toporowicz e Ygor Dalaqua, na segunda. Nos dias seguintes, haverá também um aprofundamento nos livros “Quarenta clics de Curitiba” e “O Cachorro Louco Que Sabia Compor”.
Além da parte literária, o público também poderá assistir ao filme “Bellowars”, de Paulo Munhoz, que faz uma adaptação do conto infantil “A Guerra Dentro da Gente” – que também está na programação das rodas de leitura. O longa apresenta a trajetória de Baita, um garoto que deseja tornar-se um guerreiro desde a infância.
Por fim, no sábado, (29), a Casa da Leitura encerra o aniversário de Leminski com a apresentação “Distraídos Cantaremos”, do trio Aqueles Três, que também mostra canções compostas pelo eterno caboclo polaco-paranaense.
Em parceria com a família do curitibano, a Casa da Cultura Polônia Brasil preparou uma série de atividades a partir da próxima segunda até o mês de outubro. Na data em que faria seu aniversário, o local recebe uma palestra com o professor e doutor em literatura polonesa da UFPR Marcelo de Paiva Souza, que falará mais sobre a Polônia dentro da obra do artista.
O grande destaque da programação do espaço cultural fica para o dia 1º de setembro, às 20 horas, com o lançamento da edição brasileira do livro “Meu coração de polaco voltou/ PowróciÅo moje polskie serce”, formado por 60 poesias de Leminski em uma tiragem exclusiva de mil exemplares. A primeira versão desta nova publicação foi lançada na Polônia, no final de 2014, e ganhou tradução conduzida por PiotrKilanowski, pesquisador e professor do curso de Letras-Polonês da UFPR radicado no Brasil, e Konrad SzczeÅniak, professor da Universidade da Silésia.
Outra ação diferenciada acontece entre os dias 2 de setembro e 4 de outubro, quando a casa cultural também recebe a exposição “Meu coração de polaco voltou”, com a curadoria de Áurea e Estrela Leminski. A viagem na vida do paranaense é formada por painéis com reprodução de textos, fotos do acervo particular, livros e documentos originais de Leminski.
A programação conta também com o “Sarau poético: Polaco Loco Paca”, uma noite de leituras poéticas com a filha do autor, Aurea Leminski e convidados especiais, no dia 23 de setembro. Todas as atividades possuem entrada franca.
Segunda-feira (24), às 14h
Leitura de poemas - “(Quase) Toda Poesia”
Terça-feira (25), às 14h
Leitura de poemas – “O Cachorro Louco Que Sabia Compor” – e apresentação musical de João Moraes
Quarta-feira (26), às 14h
Leitura de trechos de “Guerra dentro da gente” e exibição de “Bellowars”, de Paulo Munhoz
Quinta-feira (27), às 14h
Leitura da obra “Quarenta Clics de Curitiba”, de Leminski e do fotógrafo Jack Pires
Sexta-feira (28), às 14h
Leitura de poemas - “(Quase) Toda Poesia”
Sábado (29), às 11h
Apresentação “Distraídos Cantaremos”, do trio curitibano Aqueles Três
Local: Casa da Leitura Paulo Leminski – R. Padre Gaston, s/n – CIC (ao lado do terminal de ônibus)
Entrada franca
Mais informações: (41) 3212-1402
Segunda-feira (24), às 19h30
Palestra – Polônia na obra de Paulo Leminski, com o professor e doutor em literatura polonesa da UFPR, Marcelo de Paiva Souza
1º de setembro, às 20h
Lançamento do livro bilíngue “Meu coração de polaco voltou/ PowróciÅo moje polskie serce“ (traduções de PiotrKilanowski e de Konrad SzczeÅniak.)
2 de setembro a 4 de outubro
Terça a domingo, das 10h às 17h
Exposição “Meu Coração de Polaco Voltou”, com material inédito e curadoria das filhas de Leminski.
23 de setembro, às 19h30
Sarau poético – “Polaco Loco Paca”: Noite com leituras poéticas com Aurea Leminski e convidados.
Local: Casa da Cultura Polônia Brasil - Rua Ébano Pereira, 502, Centro
Entrada franca
Mais informações no site da Casa da Cultura Polônia Brasil.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura