O escritor argentino Eduardo Sacheri venceu nesta terça-feira (5) o Prêmio Alfaguara de Romance 2016 com o livro “La Noche de la Usina”, anunciou a presidente do júri, a escritora espanhola Carme Riera, em Madri.
“É um romance coral, ágil e emotivo, com muitos elementos do melhor thriller e do western”, afirmou Riera ao anunciar o prêmio de US$ 175 mil dólares, uma escultura de Martín Chirino e a publicação simultânea da obra na Espanha, América Latina e Estados Unidos.
Sacheri narra no livro “uma emocionante história situada em uma pequena localidade da província de Buenos Aires no início do nosso século, pouco antes do governo de Fernando de la Rua impor o ‘corralito’ financeiro”, explicou Riera. O “corralito” foi uma medida adotada pelo governo argentino para tentar evitar a quebra do sistema financeiro durante a crise econômica de 2001. Foram congelados os depósitos na poupança e estabelecidos limites semanais para retirada de recursos.
Nascido em Castelar, na província de Buenos Aires, Eduardo Sacheri começou a publicar contos na década de 1990, muitos deles ligados ao futebol. Sua obra mais famosa foi “O Segredos dos seus Olhos”, que deu origem ao filme dirigido por Juan José Campanella e que faturou o Oscar de filme estrangeiro em 2010.
Deixe sua opinião